Economia

BNA realiza hoje 1º Ciclo de Conferências deste ano

Reguladores do sistema financeiro, instituições, representantes de departamentos ministeriais e outros convidados, nacionais e estrangeiros, participam, hoje, em Luanda, no 1º Ciclo de Conferências do Banco Nacional de Angola (BNA) deste ano.

29/02/2024  Última atualização 09H26
Banco Nacional de Angola (BNA) © Fotografia por: Edições Novembro
O encontro discute o tema "Expansão dos Serviços Financeiros” e vai ter lugar às 9h00, no Museu da Moeda, Auditório Saydi Mingas.

A iniciativa, enquadrada no Ciclo Anual de Conferências, visa apresentar o ponto de situação sobre a distribuição e expansão dos serviços financeiros no território nacional, nos termos dos Avisos n.º 04/2022 e n.º 18/2022, que estabelecem a obrigatoriedade, requisitos e modalidade para a expansão dos serviços financeiros e da rede bancária.

É expectativa da organização que o evento proporcione uma ampla abordagem sobre a importância da expansão dos pontos de acesso aos serviços financeiros para a população. A opção é vista como sendo um mecanismo para reduzir as barreiras à inclusão financeira em particular das populações residentes em zonas remotas e mal atendidas do ponto de vista da disponibilidade dos serviços financeiros, contribuindo para o seu desenvolvimento sócio-económico.

Além da análise da situação actual, serão referenciados os obstáculos para a expansão dos prestadores de serviços financeiros, incluindo desafios da oferta e procura. Também serão abordados  os obstáculos regulamentares e de infra-estruturas, complexidade operacional, bem como fornecer recomendações e sugestões às autoridades, reguladores e ao sector público e privado. A visão é mitigar todos os constrangimentos a curto, médio e longo prazos e expandir os serviços.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia