Economia

Bodiva negoceia 6,4 mil milhões em dez dias

Os negócios registados na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), entre 1 e 10 deste mês, foram estimados em 6,4 mil milhões de kwanzas.

11/03/2024  Última atualização 07H51
Indicadores de Janeiro mostram um desempenho positivo © Fotografia por: DR

Do valor, de acordo com o dashboard, 300 milhões de kwanzas resultam de negociações em ambiente bilateral e os 6,1 mil milhões do ambiente multilateral.

Na Bodiva, considera-se negócios em ‘ambiente bilateral’ aquele em que o vendedor e o comprador de títulos ou acções negoceiam directamente, enquanto o ‘ambiente multilateral’ consiste em negociações sem interferência directa entre quem vende e o que compra, gerando múltiplas operações em simultâneo para a formação do preço.

Com 2,6 mil milhões de kwanzas e 43 negócios realizados, os títulos com o prazo de vencimento (maturidade) para 2026 foram os mais procurados. Seguem-se os de 2034, que aparecem com 1,2 mil milhão de kwanzas e 60 negócios.

No global, de Janeiro até à presente data (ontem) estavam em registos oficiais da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) 978,3 mil milhões de kwanzas e 28.965 contas abertas. O BFA Capital Markets detém mais de 60 das contas de custódia (contas abertas e que permitem a retenção de valores para compra e vendas de acções ou títulos). A Áurea segue com 18,9 por cento.

Nos primeiros seis dias de Janeiro deste ano, a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) tinha negociado 3,2 mil milhões de kwanzas.

Aliás, Janeiro com um total de 766 mil milhões de kwanzas foi o de maior safra de títulos, pois que em Fevereiro registaram-se apenas negócios de 205 mil milhões de kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia