Economia

Brent fecha semana nos 85 dólares

O barril de petróleo Brent, a referência do Mar do Norte e das exportações de Angola para os mercados internacionais, fechou a segunda semana desse mês a negociar as entregas para Maio nos 85,35 dólares.

17/03/2024  Última atualização 10H57
Petróleo de referência para Angola com alto desempenho © Fotografia por: DR

Este preço atribui um diferencial positivo de mais de 20 dólares em relação ao valor estimado no OGE/2024 de 65 dólares pelo barril.

Embora o OGE/2024 tenha fixado a produção num patamar de 1,1 milhão de barris/dia, as notícias mais recentes estimam que o país se aproxima de 1,18 milhão de barris/dia.

Por essa razão, o aumento da produção diária continua a ser uma meta dos operadores e da Concessionária, pois elevaria as receitas do sector e beneficiaria o país com mais impostos e também mais postos de trabalho abertos, nessa indústria de rotação máxima e capital intensivo.

A contabilidade dos rendimentos petrolíferos do país, de acordo com especialistas do sector, estipula que 37 por cento das receitas da comercialização do petróleo sejam canalizadas para os cofres do Estado, 41 por cento para recuperação dos investimentos e 22 por cento constituem o lucro das companhias petrolíferas.

 
Exploração "Onshore”

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) é a Concessionária Nacional e detentora dos direitos mineiros para a prospecção, pesquisa, avaliação, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos líquidos e gasosos em todo o território angolano. Neste momento leva a cabo, até ao dia 25 desse mês, um "Concurso de Atribuição de Concessões Petrolíferas da Licitação 2023” para a exploração petrolífera das Bacias Terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, aberto a entidades nacionais ou estrangeiras.

A exploração petrolífera "onshore” é a que é feita em terra ao passo que a "offshore” é realizada no mar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia