Economia

Camponeses da Gamba à espera de boas colheitas

José Chaves | Nharêa

Um total de 80 mil camponeses associados, no município da Nharêa, província do Bié, prevê colher, na segunda época agrícola, 128 mil toneladas de milho e 120 mil de feijão.

11/03/2024  Última atualização 08H04
Famílias Camponesas estão a obter colheitas positivas © Fotografia por: DR

As famílias estão agrupadas em associações de camponeses e cooperativas agrícolas da comuna da Gamba, conforme avançou, ontem, ao Jornal de Angola, o director municipal da Agricultura e Pescas.

Hélder Huambo sublinhou que, na presente campanha agrícola 2023-2024, os camponeses beneficiaram de instrumentos de trabalho para alargar as áreas de cultivo e melhoria das condições de vida. Os referidos "inputs” foram disponibilizados às famílias pelo Governo Provincial.

Entre os instrumentos de trabalho distribuídos constam várias cabeças de gado bovino para tracção animal, charruas, enxadas e tractores, que permitiram desbravar uma área de 300 hectares.

Há ainda materiais como limas, catanas, fertilizantes e sementes entre os bens entregues aos camponeses.

Hélder Huambo, que dirige a área municipal da agricultura na Nharêa, admitiu existir um aumento significativo de produção de diversas culturas alimentares, como resultado dos esforços empreendidos pelo Executivo e alguns parceiros na criação de programas de apoio às famílias camponesas.

"A nível do município da Nharêa, temos uma actividade camponesa satisfatória, mas faltam meios de transporte para o escoamento dos produtos do campo para os principais mercados da província e  do país”, disse.

O director da Agricultura fez ainda saber que  "as perdas dos produtos que se verificam por parte das famílias camponesas tendem a ser ultrapassadas, principalmente com o  programa de reabilitação das vias secundárias e terciárias enquadradas no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios - PIIM.

 
Culturas estratégicas

O director municipal da Agricultura da Nharêa, Hélder Huambo, disse que na presente campanha agrícola a aposta recaiu para culturas estratégicas e tradicionais da região, para permitir o fomento de zonas de alta produtividade.

Face às condições climatéricas favoráveis e à fertilidade dos solos, avançou o gestor, os objectivos traçados localmente deverão ser alcançados.

"O relançamento da produção agrícola, sobretudo a de grande escala, através de um trabalho mecanizado, surge como alternativa viável para a diminuição da importação de alimentos”, disse Hélder Huambo.

Referiu que a aposta do Executivo na construção e reabilitação de estradas nacionais e das vias de acesso ao interior dos municípios e comunas visa desenvolver a agricultura.

Hélder Huambo considerou necessário aproveitar as potencialidades climatéricas, solos e recursos hídricos para a produção de alimentos para consumo local, abastecer outras regiões e permitir que as famílias, associações e cooperativas de camponeses aumentem os rendimentos e contribuam ainda mais no aumento das receitas fiscais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia