Economia

Camponeses dedicam cem hectares ao cultivo de arroz

José Chaves | Cuito

Jornalista

Cento e oitenta famílias camponesas estão envolvidas no cultivo de arroz, em Catabola, Bié, onde estão implantadas numa área de 100 hectares, sobre a qual plantaram cinco toneladas de sementes doadas pelo Governo, soube o Jornal de Angola da administradora municipal, Madalna da Silva.

19/04/2024  Última atualização 10H50
© Fotografia por: DR

Só na comuna de Chiuca, é esperada uma colheita de 30 toneladas, de acordo com Madalena Chiuca, que disse que esses camponeses estão associados a quatro escolas de campo, num esforço para a reintrodução do cultivo de arroz no município, promovido pela Direcção Provincial da Agricultura e Pescas.

As entidades agrárias do município estabeleceram um acompanhamento permanente da produção, por forma a orientar as famílias com a disseminação de técnicas específicas para garantir o sucesso do projecto agrícola.

Segundo Madalena da Silva, a tendência é de ampliar os campos de produção, uma vez que só está a ser cultivado em cinco aldeias, havendo necessidade de expandir o conhecimento de técnicas do cultivo do cereal entre outros camponeses.

"A produção que se regista aqui está apenas virada para o sustento dos agregados e ainda não tem potencial comercial. Para isso, é necessário investir mais em aspectos como a quantidade e qualidade da produção”, disse.

De referir que o município de Catabola foi, antes da conquista da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, um dos principais celeiros de arroz do Planalto Central, possuindo uma unidade de descasque que se encontra em ruínas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia