Economia

China consumiu 394,5 mil milhões de metros cúbicos de gás natural

A China consumiu 394,5 mil milhões de metros cúbicos de gás natural no ano passado, um aumento de 7,6 por cento em comparação ao ano anterior, numa altura em que o país procura fontes de energia alternativas.

15/02/2024  Última atualização 12H15
A produção de gás natural na China, em 2023, cresceu 5,8 % © Fotografia por: DR
Segundo a Comissão de Desenvolvimento e Reforma chinesa, citada pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua, em Dezembro de 2023, o consumo cresceu 9,5 por cento face ao mesmo mês de 2022, e atingiu 37,7 mil milhões de metros cúbicos.

A China produziu 229,7 mil milhões de metros cúbicos de gás natural em 2023, mais 5,8 por cento do que no ano anterior, de acordo com dados oficiais.

O Governo chinês tem reduzido a dependência do carvão na produção de energia, cuja procura continua a aumentar.

A China "acelerou dramaticamente” em 2022 a aprovação de licenças para centrais energéticas a carvão devido a problemas de abastecimento, segundo um relatório do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo e do Global Energy Monitor.

O documento alertou para a elevada dependência do carvão, depois de a China ter vivido uma onda de apagões sem precedentes em 2021 devido ao aumento da procura e à escalada dos preços do carvão.

Emissões de carbono

Em 2020, o Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou que o país iria atingir o pico das emissões de carbono em 2030 e alcançar em 2026 a neutralidade de carbono, num contexto de crescente preocupação global com as alterações climáticas.

Pequim prometeu também atingir, em 2030, a meta de 25 por cento da energia gerada por combustíveis não fósseis, sendo que actualmente o carvão representa uma fatia de 60 por cento.

O país tem apostado sobretudo nas energias eólica e solar para atingir as metas de redução das emissões de carbono, mas planeia também uma expansão da capacidade de energia nuclear nos próximos anos.

O gás natural desempenha um papel importante para Pequim, que nos últimos anos reforçou a cooperação com a Rússia para garantir o fornecimento desta fonte de energia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia