Economia

Chinesa CNOOC vence venda directa de 500 mil barris de petróleo

A petrolífera chinesa CNOOC foi a vencedora do processo de venda directa realizado ontem pela empresa Pré-Sal Petróleo (PPSA), tendo sido adjudicado 500 mil barris de petróleo.

23/02/2024  Última atualização 11H49
Petrolífera chinesa © Fotografia por: DR
É a terceira carga da União comercializada em concordância  com  o contrato de partilha de produção do Bloco de Sépia, na Bacia Sedimentar de Campos, na costa fluminense.

Conforme o regime de partilha, aplicado aos campos do pré-sal, uma parte do petróleo extraído deve ser entregue à União. Com a Lei 13.679, aprovada em 2018, a PPSA obteve o aval para realizar a venda directa desse petróleo. Até então, a estatal precisava contratar agentes de comercialização.

Outras duas cargas do Bloco de Sépia já tinham sido negociadas,  em  Agosto de 2022 e em Julho de 2023, tendo sido vencidas pela Galp Energia Brasil e pela Petrobras, respectivamente

É a primeira vez que a CNOOC adquire uma carga da União. Todas as empresas que já actuam no pré-sal brasileiro foram convidadas para participar, além da Prio (antiga Petro Rio) e da Refinaria de Mataripe. Houve cinco propostas. A CNOOC superou as ofertas da Galp, da Petrobras, da Refinaria de Mataripe e da Equinor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia