Economia

Chineses discutem futuro da economia para 2025

Armindo Pereira | Pequim

Jornalista

O futuro da segunda maior economia do mundo estará no centro dos debates do evento político mais mediático da China, na sede do Congresso do Povo, em Pequim, durante a 2ª sessão do 14º Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC).

05/03/2024  Última atualização 12H28
Um ângulo de Pequim, capital da China, onde decorre a Conferência Consultiva do Povo © Fotografia por: DR

O evento vai reunir, naquele espaço, centenas de delegados, vindos de toda a China, devendo a ocasião projectar o crescimento da nação mais populosa do mundo, em 2025, nos mais diferentes sectores.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa local, 2024 marca o 75º aniversário da fundação da República Popular da China, ano crucial para a concretização dos objectivos e tarefas do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).

As metas de desenvolvimento para este ano serão divulgadas no relatório de trabalho do Governo de Xi Jinping, a ser deliberado na sessão anual da Assembleia Popular Nacional (parlamento).

O relatório inclui, geralmente, as metas do país sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), inflação, relação entre o deficit e o PIB, emprego, comércio exterior, investimentos e, entre outros.

Informações oficiais dão conta que, no ano passado, a economia chinesa recuperou o desenvolvimento de alta qualidade. Foram igualmente realizados progressos importantes na construção de um sistema industrial moderno e consolidadas as bases para um desenvolvimento seguro.

As províncias do "gigante” asiático revelaram, recentemente, as metas de crescimento previstas para este ano, em relatórios de trabalho do Governo chinês, entregues às assembleias populares locais.

As metas de crescimento do PIB para 2024 variam entre 4,5 e 8 por cento, com a maioria na expectativa de expandir a economia em mais de 5 por cento.

De acordo, ainda, com publicações locais, uma série de medidas políticas recentes indicam que a China está "firmemente” empenhada em expandir a abertura no exterior. Por exemplo, o país anunciou que vai remover todas as restrições de acesso ao investimento estrangeiro no sector industrial, enquanto cinco novas medidas já estão a facilitar a entrada de cidadãos estrangeiros na China, para negócios.

O conselheiro político nacional e ex-vice-director do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento do Conselho de Estado da China, Zhang Junkuo, disse ser importante que a China responda às incertezas no ambiente externo, com certeza na abertura ao estrangeiro.

O avanço das reformas em áreas-chave e sectores cruciais, disse o responsável, será um foco de atenção para os legisladores nacionais e conselheiros políticos.Para o conselheiro político nacional e vice-presidente da Southern University of Science and Technology, Jin Li, acelerar a construção de um mercado nacional unificado é uma preocupação, tendo apelado, por isso, a aceleração do estabelecimento de instituições e regras de mercado unificadas em termos de protecção dos direitos de propriedade, acesso ao mercado e concorrência leal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia