Mundo

Chuvas torrenciais matam nove pessoas

Pelo menos nove pessoas morreram e sete ficaram feridas, na sequência das inundações que afectaram o Sul de Moçambique, há mais de uma semana, informou o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze.

04/04/2024  Última atualização 12H40
© Fotografia por: DR

As "inundações urbanas”, que assolaram a cidade de Maputo e os municípios da Matola, Boane e Xai-Xai, destruíram totalmente 99 casas e, parcialmente, 173, segundo Filimão Suaze, citado pela Lusa.

Foram completamente danificadas 61 escolas, e, de forma parcial, 113, tendo afectado mais de 100 mil alunos e 800 professores. Acima de 60 unidades de saúde também foram atingidas pelas cheias. "O óptimo seria que tivéssemos zero óbitos, zero feridos, zero casas inundadas e zero estradas destruídas, mas em parte nenhuma do mundo se consegue fazer uma prevenção a 100%", afirmou Suaze.

O Governo tem feito o seu "papel até ao limite daquilo que as condições permitem", acrescentou. Moçambique é considerado um dos países mais severamente afectados pelas alterações climáticas globais, enfrenta, ciclicamente, cheias e ciclones tropicais durante a época da chuva.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo