Economia

Cinco bancos comerciais aceitam garantias públicas

Regina Handa

Os bancos Comercial Angolano (BCA), Caixa Angola (BCGA), Yetu; Millenium Atlântico (BMA) e o Crédito do Sul (BCS) são, de momento, os cinco operadores financeiros que já emprestam dinheiro a favor da produção nacional sob acordo do Fundo de Garantia de Crédito (FGC).

25/02/2024  Última atualização 09H04
© Fotografia por: DR

Estes bancos aderiram à Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS), desenhada pelo Fundo de Garantia de Crédito (FGC).

A Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS) é resultado do Plano de Aceleração do Fomento de Garantias, que a instituição traçou com a sua capitalização pelo Executivo. O mesmo visa dar resposta ao reforço do combate à insuficiência alimentar, aumento da empregabilidade e da reconversão da economia informal.

Para a alavancagem da actividade económica no país, a LAPS persegue como objectivos específicos o estímulo ao processo de inclusão financeira e reconversão da economia informal; fomento da produção nacional e promoção do "Feito em Angola”; alavancagem do volume de negócios, com enfoque para as Micro, Pequenas e Médias Empresas bem como as cooperativas e famílias rurais. A LAPS incorpora também a inovação da "Garantia Automática”, cabendo ao banco a responsabilidade da análise do processo, isto é, tão logo o banco aprove, o crédito à garanta pública será, igualmente, aprovada pelo FGC. A operacionalização consiste na aprovação automática da garantia pública para financiamentos de até 200 milhões de kwanzas.

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) concede aos programas e projectos apoiados, por acordo com a banca comercial angolana, um período de dois anos de carência para o início dos reembolsos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia