Economia

Clientes acumulam dívida de 1,3 mil milhões à ENDE

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

A dívida acumulada pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) em Menongue, capital do Cuando Cubango, está avaliada em mais de 1,3 mil milhões de kwanzas, revelou, quinta-feira, nessa cidade, o director provincial da companhia.

15/03/2024  Última atualização 13H02
Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) © Fotografia por: DR
José Bravo da Rosa indicou que o valor representa a dívida acumulada desde 2015 e que 10 por cento do total constitui-se em  dívida contraída por instituições públicas, com a maior parcela a ser detida por clientes singulares.

A ENDE tem estado a desenvolver um trabalho pedagógico como parte das medidas tomadas para recuperar a dívida, afirmou o director, notando que se regista "uma certa resistência por parte dos clientes notificados”a comparecerem na instituição para liquidar a dívida.

Quando os clientes não comparecem, assinalou José Bravo da Rosa, sofrem cortes, a forma encontrada para os persuadir a cumprir as obrigações.

Segundo a fonte, a dívida reflecte-se de forma negativa sobre as finanças da empresa, impedindo que se torne menos robusta. "Este problema, condiciona à aquisição de equipamentos eléctricos para a melhoria dos nossos serviços, assim como para a expansão da rede de distribuição de média e baixa tensão”, disse.

A ENDE tem 21.900 clientes em Menongue, o que corresponde a mais de 100 mil consumidores, 40 por cento dos quais paga o consumo de forma regular, dando lugar a uma arrecadação média de 40 milhões de kwanzas por mês, dos 90 milhões previstos. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia