Economia

Conferência sobre a produção de café abre hoje na Açucareira

O Governo Provincial do Bengo promove, hoje, na cidade de Caxito, uma Conferência Provincial sobre a Produção do Café.

07/03/2024  Última atualização 10H47
Governo da província do Bengo quer recuperar mística do café © Fotografia por: DR
De acordo com dados obtidos pelo Jornal de Angola, a ideia é resgatar a mística do cultivo do "bago vermelho”, que já dominou a economia nacional.

O evento vai decorrer no auditório "General Foguetão”, na Açucareira, e tem como objectivo divulgar as potencialidades da cultura do café robusta. Visa também criar um espaço de intercâmbio de experiências entre países produtores.  O regresso à produção do café em grande escala no Bengo é visto com "bons sinais”, uma vez que o país já ocupou o terceiro lugar na produção mundial.

A aposta na revitalização da produção do café, na província do Bengo, passa pelos municípios do Triângulo dos Dembos, que inclui o Bula Atumba e Pango Aluquém, locais em que estão disponíveis grandes fazendas, água em abundância, e mão-de-obra para o efeito.

A 1.ª Conferência, nos vários painéis de debate, aborda temas como o "Papel da Cooperativa de Recafé, no relançamento da cultura do café na província do Bengo”, a "Experiência da empresa JMV da Gabela”, a "Torra de café, um caso de sucesso”, a "Experiência da empresa Angonabeiro”, "Cadeias de valores, "Processamento e Comercialização do Café Feito em Angola”.

O debate abordará, ainda, o papel da banca angolana e fundos de desenvolvimento no relançamento da cultura do café no Bengo.

No histórico, a produção do café teve o início no continente africano, concretamente na Etiópia, mas foi a Europa que se responsabilizou em difundir o consumo em todo mundo.

Em Angola, o café já é cultivado desde os primórdios de 1835 nas províncias do Cuanza-Norte e Cuanza-Sul, nos municípios do Cazengo (1890) e Amboim (desde 1905) e também em Cabinda.

A província do Bengo já foi uma das maiores produtoras do café e conta hoje com cinquenta e oito (58) produtores de café, dos municípios dos Dembos, Pango Aluquém, Bula Atumba e Nambuangongo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia