Economia

Construtor da refinaria quer usar Porto do Lobito

A empresa National Chemical Engineering Company (CNCEC) pretende utilizar os serviços dos Terminais do Porto do Lobito, em Benguela, para operacionalizar o material da futura unidade fabril.

29/02/2024  Última atualização 10H41
Empresa National Chemical Engineering Company (CNCEC) © Fotografia por: Arquivo
Este interesse foi manifestado na terça-feira durante um encontro tripartido, realizado na cidade do Lobito, entre as delegações da Sonangol (presença virtual), CNCEC e o Conselho de Administração do Porto do Lobito.

O director-geral da CNCEC, Cheng Tzanju, disse, na oportunidade, que pretendem estreitar as relações comerciais com o Porto do Lobito.

Segundo afirmou, já existe a previsão da empresa enviar, mensalmente, um navio de carga contentorizada.

A National Chemical Engineering Company é a empreiteira contratualizada para a construção da Refinaria do Lobito. Cheng Tzanju recordou que a Refinaria do Lobito, quando funcionar em pleno, terá a capacidade de processar  mais de 200 mil barris de petróleo por dia.

O presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, expressou, de igual modo, satisfação plena pela intenção manifestada pela CNCEC.

Disse que, com isso, começam a ser dados passos para o aumento de tráfego marítimo em direcçao ao Porto do Lobito.

"Com a construção  de um complexo de refinação petroquímica, começa um ciclo de progresso da actividade económica na região, como contributo da indústria petrolífera para a diversificação económica”, afirmou.

Celso Rosas realçou as mudanças em curso no Porto do Lobito, com a concessão dos terminais portuários. Recomendou à  CNCEC a contactar a Africa Global Logistics (AGL), a concessionária.

Esta semana mesmo, o Porto do Lobito deu início ao processo de transferência de trabalhadores para a Africa Global Logistics (AGL).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia