Economia

Consumidores locais escolhem as marcas de maior referência

Ana Paulo

Jornalista

A Unitel, o Tio Lucas e a Cuca são as três marcas mais apreciadas pelos inquiridos da edição 2023 do Relatório de Estudo do Consumidor da Superbrands Angola.

07/03/2024  Última atualização 11H00
Representante da Superbrands, Pedro Vaz © Fotografia por: DR
Apresentado, ontem, em Luanda, a Superbrands Angola percorreu por cinco províncias do país, nomeadamente, Luanda, Cabinda, Huíla, Huambo e Benguela, onde baseou as pesquisas.

Nestes que são também os maiores centros de consumo de Angola, o estudo mostra que, no top 20 das referências, as marcas de moda, bebidas e tecnologias surgem como as mais mencionadas espontaneamente pela população, com 72 por cento, enquanto ao nível da menção de marcas nacionais, as bebidas, alimentação e tecnologia representam um valor de 85 por cento.

Produtos nacionais líderes

A empresa Keyresearch é responsável pelo inquérito e, segundo os dados das marcas exclusivamente nacionais, as bebidas têm mais relevância, com destaque para a Cuca, Água Pura, cervejas Eka e Nocal.

Já as marcas  do sector alimentar  e tecnológica destacam-se a Unitel, Zap, Tio Lucas e os Alimo. Quando comparados aos estudos realizados no período 2021 e final de 2023, verifica-se que marcas como Eka, Alimo e Primavera registaram as maiores subidas no ranking, ao passo que Unitel, Top, Zap, BAI, Booster, Doppel, Ngola e BFA subiram no top 20.

No caso das marcas Fanta, Coca-Cola e Dona Xepa, apresentaram descidas mais pronunciadas. Vinul, Sprite, Compal, Madar, Sumol, Suave, Oasis e Tigra deixaram de integrar o top 20.

 Após a apresentação dos resultados, o director-geral da Keyresearch, Paulo Santos,  fizeram parte do estudo cerca de 2.245 entrevistados e a  província de Luanda foi atingida  em cerca de 50 por cento.

 Por sua vez, o representante da Superbrands  Angola, Pedro Vaz disse que após a divulgação na primeira quinzena de Setembro do corrente ano será realizada  uma gala onde serão distinguidas várias marcas.

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