Opinião

Dia Mundial da Água

Hoje, celebra-se em todo o mundo o Dia Mundial da Água, uma efeméride que, entre outros objectivos, visa fomentar à consciencialização sobre o uso sustentável do líquido precioso, o pagamento regular das contas, a colaboração com as autoridades na denúncia de más práticas e a ajuda na melhoria dos serviços.

22/03/2024  Última atualização 06H10
A água está a transformar-se, por força das alterações climáticas em todo o mundo, num líquido escasso e nem sempre acessível para a grande maioria, além da degradação contínua de algumas fontes naturais.

Em Angola, o acesso à água potável é ainda um desafio, tal como considerou a directora nacional das Águas, Elisa Ramos, em entrevista ao Jornal de Angola, quando disse que "o acesso alargado à  água potável em Angola, infelizmente, ainda é um longo caminho a percorrer. Neste quesito, uma das grandes preocupações é com as zonas com maior concentração de pessoas, falamos do casco urbano. Temos sob nossa responsabilidade o abastecimento de água, isso a nível das sedes provinciais e municipais”.

É verdade que há um grande esforço das autoridades angolanas no sentido de aumentar o nível de acesso à água, com inúmeros investimentos no sector que, devemos reconhecer, nem sempre é correspondido pelo comportamento que se espera dos beneficiários.

Os níveis de vandalismo e desvio das condutas de água continuam, nos últimos tempos, sem precedentes em numerosas comunidades, com o conhecimento e conivência de quem acaba privado do seu fornecimento normal. Em muitos casos, as denúncias costumam  ser tardias, depois de largos dias, semanas ou meses sem o fornecimento normal do líquido precioso, razão pela qual importa dizer que muitos dos constrangimentos que inviabilizam um fornecimento à medida se deve, também, à falta da devida colaboração com as autoridades competentes.

A extensão do fornecimento do líquido precioso vai constituir, sempre, um desafio para o Estado, na medida em que persistem metas por alcançar, objectivos por materializar e, mais importante, acções e atitudes que reflictam o lado vital e insubstituível como as comunidades encaram a água. Num dia como hoje, vale lembrar que, embora tenhamos vastas áreas cobertas de recursos hídricos, a água não é um bem inesgotável e  é preciso adoptar uma conduta consentânea à sua utilização racional e equilibrada.

O pagamento regular das contas e a colaboração com as entidades competentes podem fazer toda a diferença na hora de enfrentar situações relacionadas com os investimentos que a empresa de águas pretende fazer e manter operacionais as estruturas de abastecimento de água.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião