Opinião

30/04/2024 Última atualização 06H40
Opinião

O nosso local de trabalho deve ser lugar de felicidade e não de frustração

Em Angola, como em muitos países do mundo, o 1º de Maio é feriado nacional e costuma ser celebrado com marchas e comícios, em que se fazem discursos reivindicativos de direitos dos trabalhadores. Não é uma data qualquer.

30/04/2024 Última atualização 06H38
Opinião

Juíz de garantias um ano depois

Hoje, a nossa Nação e, particularmente, a comunidade jurídica assinala um ano da entrada em funções dos juízes de garantias, magistrado com dignidade constitucional que, entre nós, passou desde 2 de Maio de 2023 a ter a responsabilidade de salvaguardar os direitos individuais de qualquer pessoa alvo de investigação por um suposto acto criminal derivado da sua conduta.

30/04/2024 Última atualização 06H37
Opinião

As pontes de ligação permanente Angola-Coreia do Sul

Trinta e dois anos depois do estabelecimento das relações diplomáticas, Angola e Coreia do Sul voltam, como que a ser desafiadas não apenas a dar prova da excelência dos laços, por via do reforço das ligações já existentes, mas também a descobrir novas áreas de interesse comum.

29/04/2024 Última atualização 23H00
Opinião

A narrativa do “bom colonialismo”

Assinalou-se esta semana os cinquenta anos do 25 de Abril e também do início do processo de descolonização das chamadas colónias portuguesas em África. Passados cinquenta anos, dificilmente poderíamos imaginar que chegássemos ao nível de glorificação do Colonialismo e elogio da civilização colonial português a que se assiste no espaço público angolano.

29/04/2024 Última atualização 10H05
Opinião

Responsabilidade social corporativa: O despertar para uma nova realidade das organizações

A responsabilidade social corporativa deixou de ser um simples tópico de discussão teórica. É uma realidade que nenhuma empresa pode ignorar se quiser permanecer e ser relevante no mercado, nestes tempos intensos que vivemos.

29/04/2024 Última atualização 09H30
Opinião

A função teleológica do Código de Ética na organização

Os desafios do mundo hodierno têm exigido das Organizações a adopção de uma filosofia de trabalho de excelência e comprometimento, baseada no cumprimento escrupuloso da lei e na inclusão de princípios éticos, bem como de responsabilidade social nos seus planos estratégicos para a satisfação dos interesses do público no contexto social.

28/04/2024 Última atualização 08H11
Opinião

O Eco das Crenças Invisíveis

Num mundo onde os olhos vêem apenas a superfície, somos guiados por ecos invisíveis que ressoam das profundezas do nosso ser. Estas crenças subconscientes, enraizadas nos recantos mais ocultos da mente, são como cordas que dirigem os nossos passos, os nossos juízos e até mesmo os nossos sonhos.

28/04/2024 Última atualização 08H08
Opinião

Moxico, o pequeno cesto de peixe

Quinta-feira. Estava à procura de mel, alho, limão e ginguba fresca no Mercado do Kawango, também bairro periférico da cidade do Luena, quando pequenos montes de peixe miúdo congelados despertaram a minha curiosidade, nas contínuas barracas à esquerda e à direita.

28/04/2024 Última atualização 08H07
Opinião

As questões “políticas” do Man-Tony

Economista de formação na UAN, no tempo em que era única, e bem posicionado no BNA onde chegou ao cargo de sub-director de Emissão e Crédito e presidente do Sindicato dos Empregados Bancários, António Branda ou simplesmente Man-Tony para os de casa, foi um homem que conheci por força da vizinhança, no Rangel, e por ser irmão e primo de meus amigos de adolescência e juventude, o Simão ou Tio (de feliz memória), o Isaque ou Zazá e o Didi.

28/04/2024 Última atualização 08H06
Opinião

O caminino e a zungueira

Na Sanzala dos Parentes Mais Pobres, nas últimas horas tem acontecido coisas que só visto.

28/04/2024 Última atualização 07H51
Opinião

Ensino convergente: uma solução

Uma discussão frequente, actual e que se impõe no presente é o da metodologia de ensino da língua portuguesa em Angola, um país multilingue.

28/04/2024 Última atualização 07H49
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana - VIII

Na segunda do século XX, a absolutização do texto literário foi um paradigma que dominou o espaço académico europeu e norte-americano consagrado aos estudos literários e à filosofia da literatura. Tal acontecia por influência dos tribunos da “imanência do texto literário”. Reinavam os dogmas da escola do “New Criticism”, a chamada Nova Crítica. O continente africano registava nessa época uma vaga das independências dos cinco países africanos cuja língua oficial era o português. O crescente interesse pelas respectivas literaturas era revelador de uma ignorada soberania epistémica e literária. Surgia assim uma nova disciplina. O seu objecto era atípico, na medida em que correspondia a um universo de massas como se fosse um enxame cuja legitimidade epistémica inspira suspeita. Trata-se de “Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”,“Lusophone African Literatures” ou “African Literature in Portuguese”, em inglês, unidade curricular integrada, inicialmente, em programas da Licenciatura em Letras Modernas, Literatura Portuguesa e Estudos Portugueses. Mas essa disciplina não representa um conjunto de propriedades e singularidades. Ao invés, a sua categorização obedece a critérios equívocos, designadamente, a história da colonização portuguesa e a expansão da língua portuguesa