Economia

Diamantino Azevedo destaca valências do fórum empresarial de investimento mineiro

JA Online

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou, hoje, as valências do fórum empresarial de investimento mineiro, na cidade do Cabo, África do Sul.

06/02/2024  Última atualização 15H11
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo © Fotografia por: DR

Em declarações à imprensa no final do evento, Diamantino Azevedo sublinhou alguns dos pontos altos à margem do fórum, assim como a previsão de um acordo de cooperação com a Alemanha.

"Neste fórum que acabamos de terminar, tivemos já encontros com algumas empresas e quero aqui destacar o encontro que tivemos com a Tobias e também o encontro que tivemos com uma senhora que é secretária de estado do governo da República Federal de Alemanha. No encontro com a Tobias foi falar do que tem sido a actividade da Tobias em Angola e com a senhora secretária de estado de Alemanha abordamos também as relações a nível dos institutos lúdicos da Angola e da sua Instituição homóloga alemã e também de outras possibilidades de cooperação a nível institucional e empresarial entre os dois países e empresas dos dois países".

Segundo o ministro, os resultados obtidos no fórum que marcou o dia de Angola na Conferência Mining Indaba que decorre desde segunda-feira, na África do Sul, foram além do que haviam previsto.

 "Foram inclusiva para além do que nós tínhamos previsto, porque tivemos a casa cheia, muita gente de pé inclusiva que não conseguiu assento, também tivemos oportunidade de não só apresentar o que está a ser feito no país, mas inclusive fazemos o balanço de algo que prometemos aqui quando viemos em 2018, o que nós queríamos. Transformar o sector mineiro angolano, envolvendo mais empresas grandes, médias e pequenas na mineração do país, diversificando a própria actividade mineira, para além dos diamantes e das rochas ornamentais", disse.

"Hoje fizemos assinatura de dois memorandos, um entre o Instituto Geológico e sua congénere daqui deste país e outro entre a Tobias e Endiama, Sodiam e a Agência de Recursos Minerais. Esses dois instrumentos são valiosos, por um lado, para que o Instituto Geológico da Angola possa beneficiar da experiência da instituição homóloga, mas também transmitir a sua experiência, a actividade mineira, a actividade petrolífera, começa com a geologia e é muito importante esta relação", acrescentou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia