Economia

Dirigentes actualizados em matéria do OGE

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

Os gestores públicos de unidades orçamentadas da província do Zaire, participaram, terça-feira, num seminário de capacitação sobre as regras de execução do Orçamento Geral de Estado (OGE) 2024, promovido pelo Ministério das Finanças.

21/02/2024  Última atualização 07H21
Directores e administradores participaram no seminário © Fotografia por: Kayila Silvina | Edições Novembro

O referido seminário dirigido aos directores provinciais, administradores e respectivos secretários das administrações municipais, gestores de escolas e demais agentes económicos, visou munir aos participantes, conhecimentos sobre a preparação de projectos do Programa de Investimento Público (PIP), no sentido de melhorar a qualidade de investimentos e ajustes orçamentais.

Temas como "Principais Alterações das Regras”, "Disciplina Orçamental”, "Despesas com o Pessoal”, "Ajustes Orçamental”, "Fundo permanente” e "Prestação de Contas” foram os conteúdos administrados durante o seminário.

Na ocasião, o vice-governador do Zaire para o Sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso disse que, as regras de execução orçamental são dinâmicas e em função disso, aperfeiçoadas a cada ano, com novidades para o ano seguinte, daí a necessidade de capacitação permanente dos gestores públicos.

"Esta acção formativa realiza-se num momento oportuno em que se assiste à desaceleração da economia mundial, com efeitos nefastos directos, na gestão dos recursos financeiros públicos, das empresas e das famílias”, disse.

Helena Chimena destacou que numa fase como esta, os gestores públicos e demais agentes económicos são chamados à criatividade na adopção de estratégia para o impacto da crise económica, como reformas estruturantes no seu modo de actuação.

À província do Cuando Cubango foi atribuída uma verba de mais de 44 mil milhões de kwanzas para OGE de 2024, Helena Chimena disse que a melhor execução orçamental não está apenas dependente da Delegação Provincial das Finanças, mas sim, das mãos de cada um dos gestores públicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia