Economia

Empresa aposta na produção de bebidas com abacaxi nacional

A Caxaramba, fábrica de aguardente e rum, sedeada no Lobito, província de Benguela, recebeu, no fim-de-semana, as primeiras trinta toneladas de abacaxi nacional para iniciar a produção de bebidas com baixo teor alcoólico.

12/02/2024  Última atualização 11H22
© Fotografia por: DR

Segundo o sócio-gerente da empresa, Ricardo Guerra, este primeiro fornecimento é proveniente da comuna de Monte Belo, município do Bocoio.

"A fábrica tem capacidade para absorver dez toneladas de abacaxi por dia”, informou em declarações à Angop.

De acordo com Ricardo  Guerra, o empreendimento está inserido na antiga fábrica de vinhos feito com abacaxi e, em função disso, foi possível recuperar as máquinas e adaptá-las às novas tecnologias.

"A nossa preocupação principal, apesar de termos a cana como nossa imagem de marca, é trabalhar também com outros produtos que nos permitam, de alguma maneira, colmatar a escassez de outras bebidas do sector primário”, explicou.

De acordo com o responsável, a Caxaramba vai continuar a fazer experiências até chegar ao perfil desejado, com baixo teor alcoólico, sendo algumas bebidas fermentadas, numa primeira fase, e depois destiladas, que é a especialidade da casa.

Ricardo Guerra lembrou que, há mais de cinquenta anos, a província de Benguela teve fábricas de bebidas com base no abacaxi, como é o caso da CIFAL, no Lobito, Dusol, em Benguela, e outra no Alto Hama (Huambo).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia