Economia

Empresa belga implementa agricultura florestal em campo desminado

A ONG belga APOPO está, desde quinta-feira, a implementar um projecto-piloto de agricultura florestal sintrópica na comunidade do Caiombo (Ebo), província do Cuanza Sul, numa área desminada de 500 metros quadrados, no âmbito de um programa de ajuda às famílias camponesas na circunscrição.

10/02/2024  Última atualização 13H22
Região de Caiombo ganha mais campos agricolas para o cultivo © Fotografia por: DR
O projecto conta com um financiamento de cinco mil Euros, do Reino da Bélgica, e para assegurar a sua implementação a ONG formou 35 indivíduos em exercícios práticos, entre técnicos da Estação de Desenvolvimento Agrário e camponeses locais, que, durante três dias, apren- deram técnicas de produção agrícola, com recurso a componentes orgânicos.

A agricultura sintrópica é um sistema agro-florestal caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente.

O director da ONG APOPO em Angola, Manuel Agostinho, disse que o projecto-piloto terá um período de avaliação de três meses, com o acompanhamento das comunidades.

Findo o referido período, explicou, volta a Angola o agrónomo holandês residente no Quénia, Roland Van Reenen, formador do grupo que terá a responsabilidade de replicar o projecto nas demais comunidades da província.

"A iniciativa visa ajudar as famílias camponesas das zonas onde se realizaram os trabalhos de desminagem, a cultivarem diversos produtos, utilizando técnicas mais sustentáveis, quer do ponto de vista de redução de custos com insumos industriais, quer do equilíbrio ambiental, tendo em conta o facto de ser uma agricultura caracterizada pela aplicação de adubos orgânicos, entre os quais esterco, palha ou serradura e outros produtos de origem animal e vegetal", disse.

Sobre a escolha do local de implementação do projecto-piloto, esclareceu  que "as condições favoráveis à prática da agricultura sintrópica e outros factores de produção estiveram na base da selecção do município do Ebo para este ensaio, que deverá abranger diferentes regiões da província, com acções formativas e experimentação deste modelo de produção, por parte dos camponeses certificados”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia