Economia

Empresa espanhola investe em alta tecnologia em Camabatela

Novecentos mil dólares (um dólar equivale 829,19 Kz) foram investidos, em 2023, na criação de gado bovino e caprino no Planalto de Camabatela, com recurso à tecnologia de inseminação animal, um investimento da empresa espanhola Incatema.

09/02/2024  Última atualização 08H42
Ministro da Agricultura e Florestas, António de Assis, visitou a infra-estrutura © Fotografia por: DR
O projecto, instalado numa superfície de 880 hectares, vai produzir também hortícolas e frutas.

O responsável para a área de exploração da fazenda, Tiago Costa Pereira, informou que o investimento tem por objectivo a produção de carne.

O projecto iniciou em Junho de 2023  e espera-se que seja o modelo para os criadores de animais no Planalto de Camabatela, com a inserção de novas técnicas e métodos de trabalho para dinamizar a pecuária e a agricultura na região

A fazenda, localizada no Cuanza-Norte, conta também com zonas de tratamento e outras tecnologias para reprodução e tratamento de animais, como o melhoramento genético, com o fim de tornar a produção mais eficiente e lucrativa.

A iniciativa prevê atingir, nos próximos cinco anos,  seis mil cabeças de gado bovino e, neste ano, 500 caprinos. Actualmente, a fazenda conta com 302 bovinos e 100 caprinos.

Além das infra-estruturas para criação de animais, estão a ser preparados 70 hectares irrigados para o cultivo de café arábica, 300 hectares para banana, 100 hectares para milho, soja e hortícolas.

A fazenda conta ainda com uma barragem com dois quilómetros e 200 metros de extensão e 23 trabalhadores.

Tiago Costa Pereira destacou as valências do Planalto de Camabatela, que conta com terras aráveis e férteis e um clima ameno para a agro-pecuária, sublinhando que poderia ser mais explorado.

O ministro da Agricultura e Florestas, António de Assis, visitou a infra-estrutura da fazenda na quarta-feira, para constatar as suas condições.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia