Economia

Empresários espanhóis querem investir na hotelaria

Os empresários espanhóis ligados ao sector hoteleiro manifestaram interesse em participar da privatização das 39 unidades das redes UI e IKA, que deverá ser lançada brevemente, no quadro do Programa de Privatizações (PROPRIV).

15/02/2024  Última atualização 11H48
Delegação espanhola recebida pelo ministro do Planeamento © Fotografia por: DR
Citado pela página de internet do Ministério do Planeamento, o conselheiro comercial da Embaixada de Espanha em Angola, Mariano Muela, que acompanhou o embaixador de Espanha, Manuel Lejarreta, numa audiência realizada em Luanda, na semana passada, com o ministro do Planeamento, Víctor Hugo Guilherme, o gestor destacou que a Espanha tem uma vasta experiência no sector do Turismo, pois só no último ano recebeu cerca de 65 milhões de turistas. A média anual antes da Covid-19 era de 80 milhões de visitantes.

Aposta no agronegócio

O ministro do Planeamento, Víctor Hugo Guilherme, apresentou o novo paradigma da cooperação para o desenvolvimento ao embaixador de Espanha em Angola.

Victor Hugo Guilherme sublinhou as prioridades de Angola até 2027, que passam pela segurança alimentar, com foco na cadeia de valor do agronegócio ou do agroalimentar, capacitação do capital humano, para que se possa fazer o aproveitamento do dividendo demográfico, uma vez que o país tem o crescimento populacional na ordem dos cerca de 3 por cento ao ano.

Segundo o ministro, o novo paradigma passa por mais investimento directo estrangeiro e menos financiamento.

"Não basta que se produza o milho, é necessário escoá-lo, armazená-lo, transformá-lo e o fazer chegar ao mercado consumidor. Há oportunidade de investimento nestes segmentos da cadeia de valor. Podem vir investimento, conhecimento e tecnologia”, reforçou o governante.

Víctor Hugo Guilherme realçou, de igual modo, que o turismo também apresenta oportunidades que podem ser exploradas por investidores espanhóis.

Por sua vez, o embaixador de Espanha garantiu que no Plano de Cooperação Espanha - África, que está em elaboração pelo Governo espanhol, Angola é o país prioritário na região subsahariana.

O diplomata garantiu que o seu país vai alinhar a sua estratégia à visão das prioridades definidas pelo Governo de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia