Economia

Empresários japoneses buscam negócios em Angola

Ana Paulo

Jornalista

O presidente da Federação Empresarial do Japão e Conselheiro Executivo Sénior da Toyota, Jun Karube, disse, sexta-feira, em Luanda, que dezenas de empresas do seu país têm um forte interesse de investir no mercado angolano.

24/02/2024  Última atualização 09H30
Grupo de investidores japoneses composto de 20 empresas estão no país para explorar as oportunidades de negócio existentes © Fotografia por: Cedida
Este responsável avançou estas intenções na audiência mantida com o ministro do Planeamento, Víctor Hugo Guilherme. No encontro, Jun Karube fez-se acompanhar de uma delegação composta por representantes de 20 empresas japonesas.

Segundo o líder empresarial, o Japão vai dar toda a tecnologia, recursos humanos e experiência que possui para apoiar a economia angolana,  no quadro das prioridades nacionais. 

Jun Karube também propôs que Angola abrace o mecanismo de crédito de carbono bilateral, através do qual o Japão pode transferir para o país tecnologia para produção de energias limpas e o reflorestamento.

O responsável afirmou que acordos semelhantes já foram assinados em 28 países, três dos quais em África.

Por  seu turno, o ministro do Planeamento garantiu que o país está disponível para receber Investimento Directo Estrangeiro (IDE), sobretudo, nos sectores prioritários, definidos no Plano de Desenvolvimento Nacional, nomeadamente da valorização do capital humano e a promoção da segurança alimentar.

Por isso, Víctor Hugo Guilherme  convidou  os  empresários nipónicos a participarem no processo de redução das importações, investindo em Angola nos segmentos da cadeia de valor agro-alimentar.

Este tema, segundo o ministro, deverá ser desenvolvido junto do Ministério da Agricultura e Florestas e deverá integrar a produção local de fertilizantes, tecnologia agrícola, microcrédito e seguro agrícola para os produtores familiares.

Na audiência foi abordada, também, a necessidade da implementação dos acordos de protecção mútua de investimentos assinados em Agosto de 2023.

Já o embaixador do Japão em Angola, Suzuki Toru, destacou que a visita da delegação empresarial do seu país tem por objectivo dar seguimento às visitas do Presidente da República, João Lourenço, efectuadas ao Japão no quadro da diplomacia económica.

A Federação Empresarial Japonesa é composta por 1.500 empresas que actuam em 150 sectores. Esta instituição também produz estudos de situações de fórum económico do Japão e faz recomendações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia