Economia

Empresas dos EUA detêm 26% de quota da produção

Seis companhias norte-americanas, entre as quais se incluem a Chevron e a ExxonMobil, detêm uma quota de 26 por cento da produção na indústria petrolífera angolana, figurando entre os maiores operadores do país, de acordo com dados da consultora Energy, Capital & Power (ECP).

22/03/2024  Última atualização 13H00
Chevron, ao lado da ExxonMobil, está entre os maiores produtores de crude em Angola © Fotografia por: DR
A empresa de consultoria organizou a conferência e exposição anual Angola Oil & Gas e promoveu o encontro de networking em que, na terça-feira, participou o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, em Houston, Estados Unidos.

A ECP descreve a Chevron como um dos principais produtores de petróleo do país, bem como pela sua subsidiária angolana, a Cabinda Gulf Oil Campany (Cabgoc), que opera os Blocos 0 e 14, detendo uma produção de 70 mil barris por dia (bpd).

A Cabgoc, lembra a nota em que a ECP divulga estes números, assinou um Memorando de Entendimento com o Governo, em Outubro de 2023, para explorar o potencial de oportunidades de negócios com baixo teor de carbono no país.

O documento considera que a companhia tem sido fundamental para o desenvolvimento do projecto Angola LNG, no Soyo, que, em meados de 2023, expediu para o exterior a sua 400ª carga de LNG. Além disso, a Chevron gere uma instalação de "topping" com um nível de produção de 16 mil bpd.

A ExxonMobil detém interesses nos Blocos de águas profundas 30, 44 e 45, cobrindo cerca de oito mil quilómetros quadrados. Em Novembro de 2023 foi anunciado que a petrolífera recebeu autorização do Governo para prolongar por mais um ano a exploração dos blocos que explora na bacia do Namibe.

A companhia revelou um investimento de 15 mil milhões de dólares no desenvolvimento da bacia offshore até 2030, confirmando o sucesso das descobertas comerciais de petróleo.

Prestação de serviços

A Baker Hughes e outras empresas de serviços asseguraram contratos no valor de 7,8 mil milhões de dólares em Fevereiro de 2023 para o projecto de desenvolvimento do Agogo Integrated West Hub em Angola. Além disso, recebeu a adjudicação de um contrato para o fornecimento do sistema de produção submarina e serviços pós-venda.

Presente em Angola desde os anos 80, a empresa de serviços de engenharia Oceaneering fornece veículos operados de forma remota, equipamento de mergulho, serviços de integridade, gestão de navios e engenharia para as operações petrolíferas e de gás em Angola.

Em Setembro do ano passado, a empresa foi seleccionada para apoiar os trabalhos de transporte e instalação no projecto de Extensão Vida do Girassol, que se prolongará até finais de 2025.

A empresa global de tecnologia SLB assinou, no ano passado, um acordo de serviços técnicos com a petrolífera angolana de capital privado Etu Energies, para definir o âmbito do trabalho, as condições de pagamento e os prazos para a sua parceria comercial em Angola.

O acordo abrange o desenvolvimento do Bloco 2/5 e contempla o desenvolvimento de poços de engenharia e serviços complementares tecnológicos.

Com bases operacionais em Cabinda e Viana, a empresa de serviços energéticos Weatherford conta com cerca de 500 colaboradores em Angola, tendo recebido, recentemente, um contrato de dois anos para serviços de execução de tubagens convencionais para as operações offshore em águas profundas da Chevron.

"O sucesso destas empresas no mercado angolano demonstra não só a viabilidade do investimento em Angola, mas também o potencial de elevado retorno dos seus investimentos”, declara a ECP.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia