Economia

Encargos salariais caem 60% no Porto do Lobito

Sampaio Júnior | Lobito

Jornalista

O Porto do Lobito reduziu em 60 por cento os custos com salários, serviços de saúde, cesta básica, formação e outras despesas, com a transferência de 850 trabalhadores para os activos concessionados à Lobito Atlantic Railways e Africa Global Logistics, declarou o presidente do Conselho de Administração, ontem, naquela cidade.

27/03/2024  Última atualização 11H55
Redução de custos com o pessoal dá lugar à maior folga financeira para os investimentos © Fotografia por: DR

Celso Rosas falava num encontro de quadros realizado em alusão ao 96º aniversário do Porto do Lobito (assinalado no último domingo), onde o secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, destacou (por video-conferência) a mudança do estatuto de porto operador para senhorio entre as transformações que estão a dar lugar à viabilização financeira da companhia.

 Celso Rosas assinalou que, com a transferência dos trabalhadores, a empresa deixa de ter custos elevados com o pessoal e pode investir mais no desenvolvimento das infra-estruturas portuárias e outros meios que fazem do Porto do Lobito uma empresa mais viável.

De acordo com os números na ocasião revelados por Celso Rosas, foram transferidos 128 funcionários para o Lobito Atlantic Railways, que gere o terminal mineraleiro, e 730 para o Africa Global Logistics, que passou a deter o cais polivalente (carga geral e contentorizada).

Para o presidente do Conselho de Administração, a concessão dos terminais, realizada com a adopção do estatuto de Porto Senhorio, agrega valor aos demais terminais e conduz à concretização do Plano de Desenvolvimento Portuário, que inclui  perspectivas de crescimento, acções e investimentos necessários para os terminais.

Sobre as cláusulas do acordo com maior impacto, Celso Rosas destacou que assegura as condições de transferência e garante a continuidade dos postos de trabalho e remunerações.

Carregamentos estruturantes

Em consequência, a unidade portuária recebeu, a 31 de Dezembro de 2023, a primeira locomotiva com o primeiro carregamento experimental de minério de cobre, vindo da República Democrática do Congo (RDC), da concessionaria Lobito Atlantic Railway.

A África Global Logistics (AGL), empresa que está a explorar o terminal Polivalente do Porto do Lobito, recebeu, no passado dia 5 de Fevereiro, o primeiro navio de carga no cais do terminal de Carga Geral.

O navio cargueiro de longo curso agenciado pela Seatrade, com 169,37 metros de comprimento e 6.500 toneladas de arroz encontra-se, desde a tarde de hoje, atracado no Cais Sul, para efectuar a descarga de arroz.

As empresas concessionárias, durante o período de gestão, vão realizar investimentos significativos no que concerne aos equipamentos, infra-estruturas e formação de pessoal, estando salvaguardado o emprego a centenas de jovens do Lobito.

O secretário de Estado Rui Carreira realçou vantagens da empresa para deixar de ser operadora para passar a porto senhorio, uma condição que permite ao Porto do Lobito cuidar da gestão pública, enquanto o sector privado é responsável pelas infra-estruturas portuárias sobre forma de concessão.

O aumento da competitividade, eficiência e diversificação de serviços, a redução de custos e fomento da concorrência são outros benefícios esperados da transformação da empresa em porto senhorio, esclareceu o secretário de Estado.

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