Economia

Ensaios garantem mais de 700 quilos de arroz

Um ensaio agrícola realizado pela cooperativa Ngueto Makas, no município de Cambambe, Cuanza-Norte, resulta numa previsão de colheita de cerca de 750 quilos de arroz na presente época agrícola, apurou o Jornal de Angola na abertura do I Ciclo de Colheita e Cultivo, na localidade de Cassoalala, comuna de Massangano.

26/04/2024  Última atualização 11H10
© Fotografia por: DR

O acto de abertura, realizado terça-feira, leva à conclusão do projecto, uma iniciativa da Direcção Municipal da Agricultura e Pescas, que visa criar hábitos e habilidades para o cultivo regular do arroz no seio dos camponeses locais, de modo a reduzir as importações e diversificar a produção local.

Na ocasião, o administrador municipal de Cambambe, Adão Malungo, frisou que a iniciativa do Governo tem como objectivo fundamental a produção de bens da cesta básica, aumento do poder de compra das famílias e redução das importações.

O director do Gabinete Municipal da Agricultura e Pescas de Cambambe, Manuel Mateus, disse que a colheita é o começo de um projecto mais permanente que dinamiza o sector agrário local, criando novas oportunidades de negócios para as famílias camponesas.

O projecto vai ser desenvolvido a nível das comunas de Ndange-ya-Menha, São Pedro da Quilemba, Massangano e Nzenza do Itombe, envolvendo actores de 41 Escolas de Campo que pretendem cultivar arroz em grande escala.

Nilo Mateus | Cambambe

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia