Opinião

Entre a produção de sal e a protecção dos mangais

O país conta com uma nova unidade de produção de sal, com potencial de produzir um mínimo de 50 mil toneladas por ano, que gerou, na primeira fase, 455 postos de trabalho, sendo 320 directos e 135 indirectos.

08/02/2024  Última atualização 07H10
A iniciativa deve ser valorizada por contribuir para o aumento da produção nacional e no âmbito das necessidades globais do país, com realce para a criação de postos de trabalho que, a par do combate à corrupção e demais práticas que corroem a sociedade, constituem os mais fortes apêndices do actual paradigma de governação.

Advém, igualmente desta acção, o alinhamento com acções do Executivo, que visam a substituição das importações, sobretudo de bens de consumo que o país tem condições para produzir, bem como o quadro da poupança de divisas gastas nessas operações, que ainda se verificam, até mesmo em relação ao sal.

Existe, pois, a consciência de que a entrada em funcionamento da referida unidade fabril, apesar do aumento da produção e qualidade do sal que agrega ao país, não resolve, em definitivo, a questão das necessidades.

Desta perspectiva, defende-se, para iniciativas do género, total apoio, colaboração e envolvimento dos diversos agentes que interagem na cadeia de produção, considerando que o aumento da produção do sal tem um grande interesse do ponto de vista da sustentabilidade.

Em sentido restrito do âmago desta abordagem, entende-se o conceito de colaboração como o cuidado necessário para a protecção do habitat dos mangais, pelo seu valor nos ecossistemas, indispensáveis aos seres vivos e à natureza.

Rebate-se esta questão em função de denúncias de existência de casos de invasão ao habitat dos mangais, para o exercício da actividade salina e outras à margem desta, que representam sérios riscos à protecção costeira contra ventos fortes e ciclones, à estabilização de solos contra a erosão, à biofiltração de poluentes, aspectos providenciados pelo facto dos mangais servirem de berçário para a reprodução de várias espécies marinhas.

Importa, com prestimoso valor informativo, recordar que os ecossistemas de mangais ocorriam ao longo de toda a costa angolana, porém, hoje apenas são encontrados nas províncias de Benguela, Zaire, Cuanza Sul, Cabinda e Luanda.

Compreendendo o espaço de realização da actividade salina e a existência de mangais, geralmente localizados em áreas costeiras de transição entre os ambientes terrestre e marinho, a relação entre as duas actividades deve estar alicerçada em princípios de coabitação harmónica, que salvaguardam o superior valor social da produção do sal e a protecção dos mangais, para alegria de todos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião