Economia

Estados Unidos querem ajudar a desenvolver sector da Agricultura de Angola

Os Estados Unidos da América pretendem trabalhar com o Governo angolano no âmbito da segurança alimentar, através de acções concretas que contribuam para acelerar o desenvolvimento do sector da Agricultura.

18/02/2024  Última atualização 09H15
Gestora americana Danae Paul recebida em Luanda pelo ministro da Agricultura e Florestas © Fotografia por: DR

Neste contexto, a conselheira do Governo dos Estados Unidos da América para o sector de Parceria Global de Infra-estruturas e Investimentos, Danae Paul, manteve, na semana passada, em Luanda, um encontro com o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, tendo as partes abordado vários temas, com realce para o Corredor do Lobito, infra-estruturas de apoio ao sector agrícola e a segurança alimentar.

Segundo a página do Facebook do Ministério, o titular da pasta fez saber que no caso da segurança alimentar existe um programa, o qual já tem identificadas várias áreas para produção de grãos em grande escala.

Para a execução e materialização do projecto, o país precisa de um conjunto de infra-estruturas, para que o sector privado possa fazer o seu trabalho sem grandes dificuldades.

O governante informou que o Governo tem disponível mais de um milhão de hectares de terras aráveis com condições naturais que permitem a produção e desenvolvimento de várias culturas, tais como o arroz, milho, soja e trigo.

O ministro avançou que com o suporte e colaboração técnica da Embaixada dos EUA será possível dar mais força e desenvolver acções em todas as áreas referenciadas. O governante angolano convidou a delegação norte-americana a fazer uma visita técnica e de campo, com especialistas dos dois países, a várias províncias do país.

Investimentos garantidos

A conselheira do Governo dos Estados Unidos da América para o sector de Parceria Global de Infra-estruturas e Investimentos, Danae Paul, reafirmou o compromisso dos EUA pretenderem fazer investimentos ao longo do Corredor do Lobito.

Realçou que a área que dirige, a Parceria Global de Infra-estruturas e Investimentos (PGI), já investiu no sector dos Transportes.

O investimento que pretende fazer no Corredor do Lobito visa ligar Angola à Zâmbia e à República Democrática de Congo, bem como melhorar as infra-estruturas existentes, para potenciar a produção e transporte de frutos tropicais ao longo do Corredor.

O encontro foi testemunhado pelo embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia