Mundo

Faixa de Gaza: ONU encontra 450 quilos de bombas por deflagrar

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou, terça-feira, ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, Sul da Faixa de Gaza, noticiou, ontem, a Lusa.

17/04/2024  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR

O Exército israelita tem bombardeado incessantemente o território palestiniano de Gaza, desde o ataque sem precedentes do movimento islamita Hamas em solo israelita, a 7 de Outubro.

Agências da ONU levaram a cabo uma "missão de avaliação” em Khan Younès, uma grande cidade do Sul, após a retirada dos soldados israelitas, no dia 7 deste mês, afirmou a UNRWA num comunicado de imprensa.

A UNRWA tem-se deparado com "obstáculos significativos para operar em segurança, devido à presença de munições e engenhos por explodir, incluindo bombas de 450 quilos dentro de escolas e em estradas”, lê-se na nota.

"Milhares de pessoas deslocadas necessitam de uma vasta gama de assistência vital, incluindo saúde, água, saneamento e alimentos”, acrescentou a UNRWA.A ONU tinha referido no início deste mês que seriam necessários "milhões de dólares e vários anos para descontaminar as munições não deflagradas na Faixa de Gaza”.

"Estamos a trabalhar com o pressuposto de que 10% das munições não estão a funcionar como previsto”, disse o chefe do Serviço da ONU de Acção contra as Minas, Charles Birch, citado no documento. "Estimamos que, para começar a desminar Gaza, precisamos de 45 milhões de dólares”, acrescentou.

O ataque do Hamas de 7 de Outubro no Sul de Israel matou 1.170 pessoas, a maioria civis, de acordo com um relatório da AFP baseado em dados oficiais israelitas. Mais de 250 pessoas foram raptadas e 129 continuam reféns.

 em Gaza, 34 das quais morreram, segundo as autoridades israelitas.

A ofensiva israelita matou 33.843 pessoas em Gaza, na sua maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do Hamas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo