Economia

Fazenda da Cruz do Chinguar relança a produção de arroz

A Fazenda da Cruz, uma das pioneiras produtoras de arroz no município do Chinguar, província do Bié, relançou a produção do cereal na região, com o cultivo, numa fase experimental, de 15 hectares, dos 330 existentes.

29/03/2024  Última atualização 14H20
A fazenda esta localizada na comuna do Cutato © Fotografia por: DR
O programa de relançamento da produção é uma iniciativa da cooperativa Amaro da Cruz e Irmãos, constituída por herdeiros do antigo proprietário da Fazenda, com o objectivo de recuperar a mística do passado, na década 50, em que já produzia em grande escala e exportava para a Zâmbia, avançou a Angop.

Apesar de não avançar projecções em termos de colheitas, a porta-voz do projecto, Beth da Cruz Escher, considerou satisfatório os indicadores do projecto nesta fazenda, localizada na comuna do Cutato.

Já o técnico de campo do Instituto de Investigação Agronómica (IIA), organismo responsável pela certificação da produção do arroz no país, Vuvu Nkuanzavi, afirmou, depois de ter avaliado o local, que o terreno é propício para o cultivo do cereal.

Por sua vez, o coordenador provincial pela Produção do Arroz no Bié, Jerónimo Nunes, avançou que, a nível da província, se contabilizam perto de trezentos hectares cultivados com o produto, esperando-se colher quatro toneladas por cada um deles.

A nível do Bié, outros municípios que produzem arroz são Camacupa, Catabola, Cunhinga, Andulo, Nharêa e Chitembo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia