Economia

Fazenda Samba Lucala dispõe de condições para a produção de grãos

O ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, considerou a Fazenda Samba Lucala, localizada no município de Samba Caju, província do Cuanza-Norte, um verdadeiro pólo para a produção de grãos no país e contribuir para a redução das importações.

02/03/2024  Última atualização 12H28
Produção de grãos deve registar crescimento com novos investimentos feitos pelo Governo © Fotografia por: Dr
Para o ministro, as condições climáticas, a vastidão de terras aráveis, assim como o equipamento tecnológico instalado na região fazem da Fazenda Samba Lucala um lugar para a produção em grande escala de milho, soja, trigo, feijão e arroz.

"Estamos precisamente numa área que é um verdadeiro pólo de produção de milho e soja no país”, reforçou, em declarações à  imprensa, durante a visita ao projecto com o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, "Liberdade".

Segundo António de Assis, se o projecto for bem assegurado com foco, dedicação e empenho, além de contribuir para o aumento da alimentação para o país, vai dignificar e honrar todos os que se envolveram na concepção, estruturação e materialização desse grande empreendimento agrícola.

A infra-estrutura, com 1.300 hectares, sob gestão da Gesterra, em parceria com a empresa agrícola, conta com um investimento público do Governo angolano de 54,6 milhões de dólares e uma capacidade de produção de 30 mil toneladas por ano de soja, feijão e milho.

Na campanha agrícola de 2022/2023, foram colhidas na fazenda, nove mil toneladas de milho e quatro mil de soja. Nesta campanha 2023/2024, perspectiva-se colher 11 mil toneladas de milho e seis mil de soja.

O projecto do Ministério da Agricultura e Florestas começou a ser implementado em 2016 e  já permitiu a criação de 59 postos de trabalho directos e cerca de 100 indirectos. Com este projecto, o Governo pretende transformar a província do Cuanza-Norte no triângulo do milho e de soja do Norte do país.

A Fazenda Samba Lucala tem o maior projecto de produção em grande escala de milho e soja na província do Cuanza-Norte.

O projecto, implementado numa área de 10 mil hectares, dos quais mais de 300 em exploração, é um dos mais modernos do país em termos de tecnologia agrária e com condições de contribuir para a promoção da auto-suficiência alimentar.

A fazenda dispõe de um sistema de irrigação assegurado por 23 pivots, uma barragem de contenção de água de 450 metros cúbicos e 18 metros de profundidade, área inundada de 516 mil metros cúbicos, uma estação de bombagem de 2.800 metros cúbicos/hora e 33 quilómetros de tubagem em PVC e 15 quilómetros de estradas.

Inclui um centro logístico, silos de grãos equipados com secadores, armazéns, garagem, escritório, residências para a direcção e técnicas, refeitório, bem como sistemas de água e energia. Os silos de armazenagem possuem uma capacidade de stock de oito mil toneladas, com os grãos aprovisionados para a venda a granel ou em sacos.

Está prevista, para breve, a ligação do empreendimento à  rede eléctrica nacional, assim como a reabilitação da via para facilitar o escoamento da produção e a instalação de mais equipamentos.

Acompanharam a visita ao empreendimento, o governador da província, João Diogo Gaspar, altos funcionários dos ministérios da Defesa Nacional, Antigos Combatente e Veteranos da Pátria, Agricultura e Florestas, bem como do Governo do Cuanza-Norte e da Administração de Samba Caju.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia