Economia

Fazenda Samba Muhongo prevê colher mais de 300 toneladas

José Chaves | Camacupa

Jornalista

A fazenda Samba Muhongo, no município de Camacupa, província do Bié, prevê colher na presente campanha agrícola 2023/2024 mais de 300 toneladas de milho, feijão, mandioca e cebola.

31/01/2024  Última atualização 12H45
Produtos diversos no Bíe © Fotografia por: DR
Segundo anunciou o agricultor Simão Pedro Samba Muhongo, proprietário da fazenda, o espaço possui uma área de 79 hectares, onde têm sido realizadas rotação de culturas. A capacidade de produção é de 500 toneladas de produtos diversos em cada semestre do ano.

Simão Pedro Samba Muhongo disse que na presente época agrícola foram cultivados 59 hectares de milho, 10 de feijão, dois de cebola e 12 de mandioca, entre outras culturas.

Afirmou que a partir de Fevereiro tem a expectativa de serem colhidas 250 toneladas de milho, 150 de mandioca e 15 de feijão.

A fazenda conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), que disponibiliza fertilizantes em pequenas quantidades. Todavia, há ainda dificuldades de obtenção de financiamento junto das instituições bancárias.

A fazenda emprega 50 trabalhadores e propõe-se também a produzir sementes para fornecer aos produtores locais e não só, por via de uma parceria com uma empresa com vocação na área.

Na Fazenda Samba Muhongo não é só produção agrícola de que se fala. A mesma agrega também a componente pecuária.

Segundo Simão Pedro Samba Muhongo, além do cultivo, dedicam-se a criação de gado.

O objectivo da criação é o fornecimento de carne bovina ao mercado da província e não só. Por esta razão, foi já construído um mini-matadouro na fazenda que, em breve, começa a fazer o abate de animais em pequenas quantidades.

Produção de tilápia

A Fazenda Samba Muhongo adoptou, na sua linha de produção, a criação de peixe tilápia (cacusso) e ovinos. Tal, constitui valências no combate à fome e à pobreza, conforme declarou o proprietário do projecto.

Simão Pedro Samba Muhongo fez saber que depois de conquistar e consolidar o mercado do tubérculo e cereais, a fazenda aposta no projecto tilápia, que teve início em 2023 com o processo de criação/reprodução em dois  tanques escavados com dimensões aproximadas de 900 metros cúbicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia