Economia

Feira mostra diversidade agrícola dos municípios

A produção agropecuária da província do Uíge esteve, sexta e sábado, em evidência na feira regional, onde se contaram 150 produtores agrupados em associações e cooperativas de oito municípios do Sul e Leste da província.

26/02/2024  Última atualização 09H15
Governador José Carvalho da Rocha (primeiro à direita) dialogou no evento com expositoras © Fotografia por: Eunice Suzana | Edições Novembro

Para além de apresentarem as potencialidades agropecuárias, os oito municípios presentes (Songo, Damba, Quitexe, Ambuila, Bembe, Mucaba, Puri e Uíge) expuseram, igualmente, alguns minérios.

Na visão de muitos expositores e visitantes, os referidos minérios, se explorados, podem contribuir para alavancar o desenvolvimento económico da região.

Entre a variedade de produtos expostos na feira destacaram-se a mandioca, banana, ginguba, milho, feijão, abóbora, hortícolas, café, cana-de-açúcar e abacate, para além da madeira e substâncias minerais como ferro, manganês, quartzo, galena e outros.

O evento foi realizado sob o lema central "facilitar o escoamento para rentabilizar a economia”, a feira visa, segundo os promotores, criar um ambiente de negócios para todos os intervenientes nesta cadeia, bem como serve, também, para incentivar os produtores locais a produzirem, cada vez mais, alimentos, de modo a gerar maior renda, para combater a fome e a pobreza no seio das famílias.   

A abertura foi orientada pelo governador provincial, José Carvalho da Rocha.

Ao intervir no acto, o governador José Carvalho da Rocha, depois de ter percorrido as diversas tendas de exposição, onde recebeu dos administradores e produtores informações detalhadas sobre as potencialidades de cada região, disse que a promoção periódica de feiras regionais é uma decisão que emanou do Conselho do Governo Provincial.

Para incentivar a produção agrícola, nos 16 municípios, melhorar o ambiente de negócios, bem como permitir o intercâmbio entre produtores e empresários.

José Carvalho da Rocha disse ainda que a feira é, também, uma oportunidade para que os produtores possam apresentar os resultados já alcançados, no âmbito dos programas que o governo local está a desenvolver nos municípios, com destaque para o PLAAF - Plano Local de Apoio à Agricultura Familiar e o de Combate à Fome e à Pobreza.

O governador desafiou, na ocasião, os camponeses locais a aumentarem, cada vez mais, os níveis de produtividade, uma vez que as feiras representam uma oportunidade aberta para o escoamento e comercialização dos seus produtos. Realçou, no entanto, que o Uíge possui água em abundância e terras férteis, que mesmo sem adubos, permitem a obtenção de uma produção extraordinária, devendo, por isso, os agricultores aproveitarem estes factores para alavancar o sector.

"Estamos satisfeitos com os resultados e as potencialidades aqui apresentadas, que demonstram que os produtores estão num bom caminho, mas queremos que continuem a aumentar os níveis de produtividade de todos os alimentos, não deixando de parte a produção de óleo de palma”, incentivou o governante.

Esta feira também serviu de oportunidade para a interacção entre produtores, compradores e empresários.

Valter Gomes e Victor Mayala|Uíge

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia