Economia

FGC financia com 200 mil milhões de kwanzas o sector produtivo

António Canepa/ Bengo

Jornalista

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) dispõe de 200 mil milhões de Kwanzas para facilitar o acesso das empresas e empreendedores ao financiamento junto da Banca Comercial por meio de mecanismos de garantia pública, disse, ontem, o administrador para área de Negócios da instituição Eduardo Mohamed, durante o Fórum Provincial de Garantia de Crédito no Bengo.

01/03/2024  Última atualização 12H12
O fórum contou com a presença de representantes da banca comercial, do INAPEM e da classe empresarial © Fotografia por: DR
No  seu discurso de abertura, Eduardo Mohamed, em representação do PCA do FGC, assegurou que a escolha do Bengo foi feita seguindo a orientação do Presidente da República, que durante a sua visita a essa província destacou a urgência de apoiar os empresários locais, facilitando o acesso ao crédito bancário.

"Alicerçado na estratégia do Executivo para implementar medidas de estímulo à economia e potencializar o desenvolvimento nacional, com o objectivo de fomentar a produção nacional e garantir a segurança alimentar, o FGC, como ente público, possui a nobre missão de criar condições favoráveis para a participação dos empresários na diversificação económica do país, através da concessão de garantias públicas aos sectores produtivos", afirmou Eduardo Mohamed.

O responsável esclareceu, contudo, que para alcançar tais objectivos, o Fundo de Garantia de Crédito disponibiliza a Linha de Apoio a Projectos Sustentáveis (LAPS), com um montante de 200 mil milhões de Kwanzas, destinado a impulsionar projectos que visam a produção de bens essenciais para a população.

O administrador ressaltou que a LAPS representa o mais recente produto do FGC, desenvolvido para atender as demandas do mercado e, "principalmente, dos empresários que enfrentam dificuldades no acesso ao crédito bancário."

"Com isso, pretendemos tornar o financiamento dos projectos de forma célere para mitigar alguns desafios que o país atravessa como a situação da pobreza, inflação, o desemprego e aumento das importações de alimentos”, acrescentou.

Além disso, afirmou que, com a implementação da LAPS, a instituição irá priorizar as famílias camponesas, os micro empreendedores, as pequenas empresas e cooperativas agrícolas, os quais correspondem a 70% da produção de alimentos.

Na sua intervenção, a governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, destacou que o Governo angolano aprovou, em Julho de 2023, medidas para impulsionar a economia e promover seu potencial, visando garantir a segurança alimentar e o crescimento económico do país.

Maria Antónia Nelumba ressaltou que "o valor recém-divulgado mostra claramente que o Governo está comprometido em criar um ambiente de negócios favorável para que os empresários locais tenham acesso facilitado ao crédito bancário e, assim, sejam incentivados a participar do amplo processo de diversificação da economia nacional”.

Resultado de uma parceria entre o FGC e o Governo  provincial do Bengo, o evento teve como objectivo divulgar as linhas de crédito oferecidas pelo FGC e promover os mecanismos de acesso ao financiamento dentro dos programas de estímulo à economia delineados pelo Executivo.

O Fórum, que contou com a presença de  representantes da Banca Comercial, do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e de empresários do sector produtivo, foi dividido em dois painéis, a saber: "Funcionamento do Mecanismo de Garantias Públicas” e "As Garantias Públicas como Factor de Aceleração do Financiamento”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia