Economia

Fórum de Joanesburgo procura captar investimentos para o país

Pedro Peterson

Jornalista

As oportunidades de investimento no sector da Indústria em Angola vão ser discutidas, este mês, em Joanesburgo, na África do Sul, num Fórum sobre “Industrialização da África Austral”, organizado pelo Conselho Empresarial da SADC.

24/02/2024  Última atualização 11H40
Cidade sul-africana acolhe os decisores da indústria da SADC © Fotografia por: DR
Numa nota divulgada, a organização sustenta que o evento de dois dias vai reunir os principais líderes governamentais e empresariais para definir prioridades industriais e oportunidades de investimento focadas em grande parte a Angola, com o tema "Capital Humano e Financeiro: Os Principais Motores para a Industrialização Sustentável na Região da SADC”.

Tendo Angola como a peça central, as discussões vão abranger o desenvolvimento do capital humano, a facilitação do comércio e do investimento, o desenvolvimento de infra-estruturas e sectores específicos de elevado potencial, como automóvel, farmacêutico, turismo, energias renováveis, transportes e logística.

O director executivo do Conselho Empresarial da SADC,  Peter Varndell, disse que Angola está a diversificar, activamente, a economia e a expandir o comércio regional, tornando-se um ponto focal ideal para este fórum.

"Iremos catalisar ligações, colaborações e acordos valiosos para impulsionar as perspectivas socioeconómicas em toda a SADC”, disse.

Por sua vez, o gestor do Departamento de Desenvolvimento Industrial e Comercial da África do Banco de Desenvolvimento, Nick Williams, disse que a região tem potencial para avançar na industrialização.

"A região da SADC tem um grande potencial quando se trata de industrialização. O BAD aumentou, significativamente, o seu financiamento para industrializar África e mobilizar recursos adicionais de parceiros financeiros”, assumiu o líder na banca.

Nick Williams disse acreditar, firmemente, que a parceria com governos, o sector privado, organizações regionais e outros de desenvolvimento é a chave para resolver os principais estrangulamentos na industrialização para uma África mais próspera”, disse Nick Williams.

Já a coordenadora do Programa no Conselho Empresarial da SADC, Lynne Jongwe, afirmou que o fórum vai produzir compromissos de investimento e parcerias comerciais para Angola e não só.

O Fórum  já recebeu apoio de instituições líderes como o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Afreximbank, Banco Sol, BADEA e Coca-Cola Company, entre outras organizações.

Para este evento, são esperados mais de 300 delegados, incluindo decisores políticos, empresas, investidores e instituições financeiras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia