Economia

Fundo de Garantia facilita acesso ao crédito a 216 empresas

Duzentas e dezasseis empresas tiveram, em 2023, acesso ao crédito com a facilitação do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), mais 96 em relação ao ano de 2022, segundo uma nota de imprensa do FGC, enviada aos órgãos da Comunicação Social que acrescenta, que este número de empresas correspondeu a garantias avaliadas em mais de 184 mil milhões de kwanzas, fruto de um financiamento bancário na ordem de Kz 298 mil milhões.

19/02/2024  Última atualização 07H41
O Fundo de Garantia de Crédito foi criado em 2012 © Fotografia por: DR

Em 2022, o volume de garantias foi de 62 mil milhões de kwanzas, cujo financiamento bancário se fixou em Kz 106 mil milhões.

Conforme a nota, durante o ano de 2023, o sector da Agricultura liderou a lista das garantias emitidas, com 74 projectos e um volume de garantia avaliado em mais de 63 mil milhões de kwanzas.

A área das Pescas vem a seguir com 57 projectos, indústria transformadora (56), Pecuária (14) e Serviços de Apoio ao Sector produtivo (15).

Os projectos garantidos pelo Fundo de Garantia de Crédito contam com um financiamento de diferentes bancos que operam no país.

Este ano, aponta a nota, o fundo pretende emitir mil garantias públicas, facilitando o acesso ao financiamento para o sector empresarial e fomentar a produção nacional, eixos que fazem parte do conjunto de medidas de estímulo à economia e de dinamização do seu potencial gizados pelo Executivo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia