Economia

Garantia de Crédito aumenta 80 por cento no ano de 2023

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) aumentou, em 2023, em 80 por cento o número de garantias concedidas aos projectos do sector produtivo, comparativamente ao ano de 2022.

17/02/2024  Última atualização 13H22
Produção nacional © Fotografia por: Arquivo
De acordo com uma nota de imprensa do FGC, um total de 216 empresas tiveram, no ano passado, acesso ao crédito com a facilitação do FGC, ao passo que, em 2022, foram 120 projectos.

O FGC, criado em 2012, com o objectivo de facilitar o acesso ao crédito bancário às micro, pequenas e médias empresas e a empreendedores singulares, concedeu, no ano passado, garantias avaliadas em mais de 184 mil milhões de kwanzas, que tiveram um financiamento bancário na ordem de 298 mil milhões de kwanzas.

Por outro lado, em 2022, o volume de garantias foi de 62 mil milhões de kwanzas, cujo financiamento bancário fixou-se em 106 mil milhões de kwanzas.

Durante o ano transacto, o sector da Agricultura liderou a lista das garantias emitidas, com 74 projectos e um volume de garantia avaliado em mais de 63 mil milhões de kwanzas.

A área das Pescas vem a seguir com 57, Indústria Transformadora com 56, Pecuária com 14 e Serviços de Apoio ao Sector Produtivo com 15. Os projectos garantidos pelo FGC contam com financiamento de diferentes bancos que operam no país.

Este ano, o Fundo pretende emitir mil garantias públicas, facilitando o acesso ao financiamento para o sector empresarial e fomentar a produção nacional, eixos que fazem parte do conjunto das medidas de estímulo à economia e de dinamização do seu potencial, gizados pelo Executivo.

Neste capítulo, o FGC lançou o Plano de Aceleração e Fomento de Garantia de Crédito, que estabelece parcerias com a banca comercial para a aprovação automática das garantias públicas em financiamentos de até 200 milhões de kwanzas, prevendo uma cobertura do risco de até 80 por cento do capital financiado para projectos financiados para mulheres

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia