Economia

Gestão do Novo Aeroporto com quatro empresas interesadas

Quatro empresas internacionais já remeteram, até ao momento, propostas ao Governo para a concessão da gestão do Aeroporto Internacional “Dr. António Agostinho Neto” - AIAAN.

14/03/2024  Última atualização 11H23
Aeroporto Internacional António Agostinho Neto. © Fotografia por: Edições Novembro
Por essa razão, nos últimos dias, foram realizadas visitas de prospecção à infra-estrutura, para aferir do potencial e oportunidades de negócios de que dispõe.

De acordo com o Ministério dos Transportes, nas suas redes sociais, ontem, o AIAAN recebeu visitas técnicas das empresas internacionais que adquiriram o caderno de encargos para a concessão. "Até ao momento, quatro empresas internacionais de reconhecida capacidade técnica e financeira e especialistas na gestão de infra-estruturas aeroportuárias adquiriram o caderno de encargos do concurso público para a concessão da gestão do AIAAN - Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.

Estas empresas, de origem europeia e americana, realizaram, também, visitas técnicas ao novo aeroporto para conhecerem in loco as capacidades e as potencialidades de todas as infra-estruturas disponíveis e prontas a funcionar”, escrevem.

O Ministério dos Transportes fez saber que nos últimos dias foi, entretanto, conhecido o interesse de mais um operador internacional, um consórcio formado por empresas chinesas.Lançado no passado dia 17 de Novembro de 2023, o Concurso Público para a Concessão do Direito de Exploração, Gestão e Manutenção do AIAAN prevê a concessão num prazo de 25 anos, com possibilidade de extensão por mais 15.

O Aeroporto foi inaugurado no dia 10 de Novembro do ano passado pelo Presidente João Lourenço. Tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano e para processar, em igual período,130 mil toneladas de mercadoria. Está também concebido para assumir-se como um dos maiores e mais relevantes "hubs”aeroportuários e logísticos do continente africano.

O objectivo é não só dinamizar as trocas comerciais interafricanas e promover a mobilidade entre os países de África, mas também para consolidar a ligação de Angola e de África ao resto do mundo.Neste momento, são já realizados de e para o AIAAN voos de carga. Está previsto o pleno funcionamento para o final de 2024, com os voos domésticos e os internacionais a partirem e a chegarem de e ao novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia