Opinião

Governança da Internet em Angola

Entendido como “complexo de actividades de desenvolvimento, planeamento e execução, por Governos, sociedade civil e iniciativa privada, de princípios, normas, regras, procedimentos decisórios e programas compartilhados”, a governança da Internet é um assunto vital para os Estados, empresas, famílias e pessoas.

23/02/2024  Última atualização 07H15
O país acolheu o 1.º Fórum de Governança da Internet em Angola, ontem, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, que serviu para avaliar, entre as várias abordagens, o funcionamento da Internet, acompanhados dos aspectos técnicos, legais, económicos, políticos e sociais.

Embora a rede internacional, que conecta todo o mundo no espaço virtual, seja, aparentemente, uma estrada desprovida de orientações ou regras, em que cada um baixa, carrega e partilha o que bem entender, na verdade, há muito que as sociedades, instituições, Governos, empresas e famílias persistem na necessidade de prevalência da componente legislativa.

Se, por um lado, há um grande ganho na dimensão da liberdade, por via da qual as pessoas acessam sem restrições, o que deve ser encorajado para o progresso da humanidade, por outro, a observância estrita das regras vai fazer bem a todos. Todos nós podemos ser vítimas de uma eventual dispensa das leis e regras que deviam servir de guia e orientação, nos mesmos moldes em que temos o Código de Estrada para regular o trânsito de meios e pessoas nas vias principais, secundárias e terciárias.

Do 1.º Fórum de Governança da Internet em Angola, esperamos que as conclusões e recomendações sejam capazes de identificar os constrangimentos no acesso à Internet, as modalidades para a sua expansão em todo o território, na perspectiva de termos, de Cabinda ao Cunene, "Angola online”.

Acreditamos que precisamos, também, de aprofundar os princípios que regem o uso legal, ético e responsável da Internet, numa altura em que migra para o espaço virtual, cada vez mais, de tudo um pouco no que as actividades das instituições públicas e privadas, iniciativas pessoais de negócios, entretenimento, vida comunitária, entre outras.

A Internet tornou-se na maior ferramenta de integração social, económica, jurídica e cultural da era moderna, razão pela qual é sempre oportuna toda e qualquer iniciativa para o estabelecimento de regras, regulamentações, políticas e princípios que orientem o uso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião