Sociedade

“Governar Juntos” aproxima Adminstração às comunidades

António Cristóvão

Jornalista

O município do Cazenga tem imensos desafios para superar no sector da Educação, macro-drenagem, vias secundárias e terciárias, admitiu ontem, na Mediateca Zé Du, o governador provincial de Luanda.

27/04/2024  Última atualização 09H30
Manuel Homem reuniu-se com os administradores da capital no município do Cazenga © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Discursando na abertura da sessão ordinária do GPL, realizada no quadro do programa "Governar Juntos", Manuel Homem disse que a Administração Municipal está a criar condições para que melhores soluções sejam encontradas.

A reunião serviu para avaliar as constatações feitas na  visita de trabalho de dois dias naquela localidade.

Segundo o governador provincial, a visita  permitiu encontrar algumas soluções para os problemas identificados.

"O objectivo é ter uma governação mais próxima dos cidadãos", indicou o governante aos membros do GPL e das administrações municipais e distritais.

O governador de Luanda disse que a  reunião  propiciou a identificação de muitas  acções comunitárias em curso no Cazenga, apontando como exemplo o Centro de Formação Profissional  de Língua Inglesa (Profocel).

Manuel Homem analteceu o esforço do  coordenador do projecto, Alberto Paulo, que sem recursos financeiros lecciona aulas de inglês para mais de 200 crianças na Mediateca Zé Du.

"Uma iniciativa que deve contagiar-nos a todos, pela resiliência e  pelos resultados demonstrados", felicitou e reconheceu o governador.

A administradora municipal do Cazenga, Nádia Neto, apresentou as principais inquietações da localidade nos domínios da Educação, Saúde, saneamento básico, abastecimento de água potável, vias de acesso, iluminação pública, construção e reabilitação de infra-estruturas sociais, programa de combate à pobreza e as condições do Marco Histórico dos Heróis do 4 de Fevereiro.

Na quinta-feira, no início dos trabalhos do programa "Governar Juntos", no município do Cazenga, Manuel Homem recebeu em audiências separadas os representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, empresários locais, autoridades tradicionais e membros da sociedade civil.

Após as audiências, o governador procedeu à abertura da ligação entre a Rua Hoji-ya-Henda e a 5ª Avenida, num percurso de 1.266 metros, inspeccionou as bacias de retenção  e visitou a Feira Administrativa.

O destaque da visita foi a inauguração do Complexo Escolar Imperial Santana, no Distrito Urbano de Kalawenda, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Durante a visita de inspecção aos projectos e infra-estruturas, Manuel Homem garantiu aos munícipes o reinício da empreitada da 7ª Avenida, no Kimakieza, e apontou o prazo de 30 dias para a conclusão da ponte do Malweca, que liga o Cazenga ao Cacuaco.

O governador orientou a direcção da Empresa Nacional de Construção de Infra-estruturas Básicas (ENCIB) para a realização de trabalhos de terraplanagem na 6ª Avenida para melhorar  a mobilidade, no âmbito do programa de melhoria das vias da província de Luanda.

O município do Cazenga é composto pelos distritos urbanos do Tala Hady, Cazenga, Kalawenda, Kimakieza, 11 de Novembro  e Hoji-ya-Henda, e tem uma uma população estimada  em 1.470.398 habitantes.

A próxima reunião do Governo da Provincia de Luanda,  no quadro do programa "Governar Juntos", será realizada em Maio no município de Icolo e Bengo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade