Economia

Governo concentra esforços para apoiar a produção avícola

As acções do Ministério da Agricultura e Florestas, para este ano, vão estar viradas no apoio aos planos de produção avícola das famílias.

13/02/2024  Última atualização 09H46
A distribuição de pintos vai aumentar a produção nacional © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

Quem o disse foi o director nacional da Agricultura e Pecuária. Manuel Dias fez saber que os projectos são implementados tendo em atenção o nível de vida das famílias e o fomento de outros bens produzidos no mercado local.

Manuel Dias, que falava ao Jornal de Angola, considerou ser essa dinâmica de produção um desafio para todas as famílias, visando o fomento da criação de aves.

Sem avançar dados, disse que, além de produtos como a mandioca, o milho, a batata doce ou a banana, o ministério, nesta altura, está com as atenções voltadas ao programa de avicultura familiar. Pretende-se que os diplomas avaliados contribuam para o aumento da produção de ovos e de frangos em todo o espaço nacional.

Em função dos recursos que forem colocados à disposição para o sector, o ministério pro- põe-se a disponibilizar meios junto das populações locais, de modo a realizar as acções previstas no ano passado.

"Para nós, o mais importante é ter insumos, distribuí-los à população e acompanhar com a assistência técnica. O Ministério da Agricultura e Florestas não vai produzir, a nossa função é ajudar, educar, ensinar, para que os agricultores angolanos possam produzir de forma cada vez mais científica”, salientou.

Reconhece alguns avanços em termos de produção agrícola e apela à necessidade de observar-se para outras áreas, como a produção de leguminosas e a soja, para que se dê resposta à demanda nacional.

No relatório de Balanço da Campanha Agrícola 2022-2023, no quadro do fomento da produção pecuária, foram distribuídos 1 407 912 pintos a um total de 56.318 famílias; também 816 suínos para 195 famílias e procedeu-se ao controlo e erradicação de doenças animais, com o objectivo de prevenir, controlar e erradicar as doenças animais e zoonoses, no âmbito da iniciativa "uma só saúde". Este programa quer vacinar até 1.473.261 bovinos. 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia