Opinião

Hoje é Dia Internacional da Mulher

Diz-se que o Dia Internacional da Mulher é uma data reservada para agradecer a contribuição inestimável das mulheres em todos os campos da vida e, num dia como hoje, o mundo lembra-se da beleza, força, determinação, amor, maternidade e companheirismo da mulher.

08/03/2024  Última atualização 13H25

Hoje, é o dia de celebração, a nível mundial, da mulher, uma data institucionalizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que lembra um longo percurso de conquistas, vitórias e, às vezes, também reveses.

A efeméride que se celebra, hoje, em todo o planeta, que está relacionada a uma sucessão de acontecimentos ao longo de vários séculos, resulta da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, melhoria da legislação, etc., que ganhou forma e conteúdo a partir do século XX.

Hoje, a celebração simboliza as conquistas já alcançadas, mas, igualmente, as metas por serem atingidas, razão pela qual se pode dizer que, relativamente ao passado de luta, muito se conseguiu, embora muito mais de poderá ainda obter por força de uma realidade e contexto diferentes.

Contrariamente ao passado, de séculos e décadas, em muitas realidades do globo, há, hoje, maior sensibilidade para com os problemas que afectam as mulheres, ao ponto de, cada vez mais, milhares de homens perceberem que emperrar o avanço das mulheres é negar o próprio progresso da humanidade.

Em Angola, independentemente da herança cultural, ainda muito presente nas relações familiares, institucionais, envolvendo a Administração do Estado, as igrejas e demais associações, que relegam para as mulheres presença e papéis nem sempre consentâneos com a realidade demográfica e o contexto mundial, todos os dias as mulheres realizam numerosas conquistas, em várias esferas.

O Estado e as suas instituições encaram a mulher e o homem em igualdade de circunstância, formalmente com as mesmas atribuições e responsabilidade na família, no lar e na comunidade.

Felizmente, muitas barreiras que opunham o homem à mulher tendem a ser esbatidas à medida que se investe em educação, igualdade de oportunidade e tratamento igual ao nível do género.

Acreditamos que seremos capazes de ultrapassar numerosos obstáculos, com o papel determinante das famílias, instituições do Estado, igrejas, organizações da sociedade civil, etc..

Num dia como hoje, o Jornal de Angola dedica a todas as mulheres do mundo e às angolanas, em particular, Feliz Dia Internacional da Mulher.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião