Economia

Huambo: Mais de mil mulheres beneficiam de microcrédito

Tatiana Marta | Huambo

Mil e 184 pequenos comerciantes do sector informal, nos 11 municípios da província do Huambo, beneficiaram até agora, 33.330 kwanzas para o reforço do negócio.

03/03/2024  Última atualização 08H21
Governadora do Huambo, Lotti Nolika, entrega créditos © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

Na primeira fase do projecto de microcrédito denominado "Votoka a mamã zungueira”, uma iniciativa da governadora do Huambo, Lotti Nolika, em parceria com a Fundação Brilhante, consiste em apoiar as mulheres vulneráveis com estes valores reembolsáveis no prazo de 6 meses.

Antes de receberem o financiamento, as mulheres zungueiras, beneficiam de uma formação sobre educação financeira, que lhes possa garantir as metodologias de fazer crescer este dinheiro.

Na quinta-feira, 120  zungueiras vindas das cinco comunas do município do Londuimbali, foram contempladas por este micro-crédito que visa o reforço do seu negócio.

A Governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, reiterou no acto de encerramento da primeira fase, que o compromisso do Governo local é de continuar a promover o empoderamento da mulher, através da realização de projectos que possam promover a sua emancipação e progresso social.

A governante mostrou-se satisfeita com o grau de desenvolvimento do projecto e fez saber que, o combate à pobreza é um programa cujo objectivo é de reduzir as assimetrias de crescimento entre as zonas urbanas e rurais.

Lotti Nolika pediu aos administradores municipais a serem dinâmicos na promoção das actividades agrícolas nas suas comunidades, de modo a auxiliar o crescimento económico da mulher, a fim de melhorar a qualidade de vida das populações em situação de vulnerabilidade.

Capacidade financeira

Durante o acto, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Huambo, Fátima Cawewe, sublinhou que o programa de concepção de micro-créditos denominado "Votoka a mamã zungueira” teve início no mês de Julho de 2023, contemplou nesta primeira fase, mil e 184 mulheres comerciantes do sector informal, com o objectivo de reforçar a capacidade financeira dos seus negócios.

Implementado no quadro de combate à pobreza, nesta fase o projecto já desembolsou um total de 39 milhões 462 mil e 720 kwanzas, tem previsão de beneficiar oito mil mulheres das comunidades rurais.

Fátima Cawewe fez saber que, tendo em vista o sucesso registado na primeira fase, a segunda etapa terá início neste mês, e vai ter como prioridade as zungueiras que já fizeram o reembolso dos microcréditos recebidos anteriormente.

Na segunda fase, o valor monetário vai subir para 50 mil kwanzas, ressarcidos em 6 meses, numa taxa de 0,9 por cento, pela confiança que transmitiram.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia