Economia

IDA incentiva aumento do cultivo de leguminosas

O chefe de Departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) na província do Cunene, Américo Paciência, incentivou domingo, 11, os produtores a apostarem no cultivo de leguminosas, visando a dieta alimentar das famílias.

13/02/2024  Última atualização 08H48
Entre as espécies de leguminosas, destaca-se o feijão-caupi © Fotografia por: DR

Entre as espécies de leguminosas destacam-se o feijão-caupi, catarina, frade, ervilha grão, lentilha e grão-de-bico.

A propósito do 10 de Fevereiro, Dia Mundial das Leguminosas, Américo Paciência pediu às famílias camponesas a diversificar a produção, optando, também ,pelo cultivo de feijão em quantidade.

 Explicou à Angop que o cultivo das leguminosas é muito relativo, por exemplo a cultura do feijão frade adapta-se mais em toda a província, mas outros tipos ocorrem mais nos municípios do Cuvelai, Ombadja e Cahama.

Estes alimentos, referiu, são uma grande fonte de proteínas e possuem um baixo teor de gordura, por isso o seu consumo é importante também no âmbito da prevenção e combate à obesidade.

"As leguminosas fazem parte de uma dieta balanceada,  sendo uma opção com excelente valor nutritivo para a população com acesso reduzido aos derivados de leite e carne”, afirmou.

Disse que além de excelente fonte nutricional, as leguminosas funcionam como adubos verdes, contribuindo para a manutenção da qualidade dos solos e garantindo a sustentabilidade dos sistemas de produção.

Destacou a importância da data, que é uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre os benefícios nutricionais das leguminosas e sua contribuição nos sistemas alimentares sustentáveis e um mundo sem fome.

Américo Paciência apelou aos camponesesa aproveitarem as chuvas regulares que caem na região produzirem  massango, milho, massambala e outros bens em grandes quantidades, visando o combate à fome.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia