Economia

Índia oferece preços de apoio para algodão agricultores

O governo da Índia ofereceu preços de apoio garantidos para leguminosas, milho e algodão em uma tentativa de romper um impasse com agricultores em protesto, disse o ministro do Comércio, Piyush Goyal, após confrontos de uma semana entre as forças de segurança e os manifestantes.

20/02/2024  Última atualização 09H30
Confrontos entre as forças de segurança e os manifestantes já dura uma semana © Fotografia por: DR

Gás lacrimogêneo e barricadas foram usados para deter os agricultores, que formam um influente bloco eleitoral, meses antes de uma eleição geral prevista para maio, na qual o primeiro-ministro Narendra Modi buscará um terceiro mandato.

Os comentários de domingo foram feitos após uma maratona de conversas com os sindicatos de agricultores, depois que os manifestantes, que exigem preços mais altos respaldados por lei para quase duas dúzias de produtos, foram detidos em sua marcha a uma distância de cerca de 200 km da capital, Nova Délhi.

Goyal disse que o governo propôs acordos de cinco anos para preços mínimos de suporte aos agricultores que diversificam suas culturas para cultivar algodão, feijão guandu, matpe preto, lentilhas vermelhas e milho, que serão pagos por cooperativas promovidas pelo governo.

"Essas organizações comprarão a produção e não haverá limite de quantidade", disse Goyal aos repórteres na cidade de Chandigarh, no norte do país.

Os sindicatos de agricultores disseram que decidirão sobre a proposta em um ou dois dias, após chegarem a um consenso entre si.

Mas analistas agrícolas disseram que o governo ignorou completamente as demandas dos agricultores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia