Economia

Índia será maior responsável por aumento da procura de petróleo até 2030

A Agência Internacional de Energia (AIE) com sede em Paris, projecta que o papel da Índia nos mercados petrolíferos globais crescerá, significativamente, ao longo do restante da década, impulsionado pela forte expansão da sua economia, população e demografia.

12/02/2024  Última atualização 11H32
© Fotografia por: DR

Com essa perspectiva, o país deve tornar-se no maior propulsor do crescimento da procura de petróleo entre hoje e 2030, assumindo uma pequena margem de liderança ante a China.

A mesma fonte prevê que a Índia está a caminho de registar um aumento na procura de petróleo de quase 1,2 milhão de barris por dia, respondendo por mais de um terço do incremento de 3,2 milhões de barris por dia previsto para todo o globo até 2030.

A enorme expansão industrial significa que o diesel será o produto mais relevante nesse aumento da procura pela Índia. Já a procura por querosene de aviação deve crescer fortemente, em torno de 5,9% ao ano, em média, mas a partir de uma base baixa em comparação com outros países.

No que se refere à procura por gasolina, o crescimento esperado é de, em média, 0,7%, já que a ampliação da frota de veículos eléctricos pela Índia evitará um aumento mais relevante.

"Os novos veículos eléctricos e a melhoria da eficiência energética evitarão uma procura extra de 480 mil barris por dia de petróleo no período 2023-2030", prevê a AIE. Isto significa que, sem este ganho, a procura de petróleo da Índia atingiria um nível muito superior ao 1,68 milhão de barris por dia em 2030, em comparação com a previsão actual.

Em decorrência da ampliação da demanda, a AIE calcula que, nos próximos sete anos, haverá um acréscimo equivalente a 1 milhão de barris por dia de nova capacidade de destilação de refinarias. Será o segundo maior aumento da capacidade de refinação entre os países do globo, atrás apenas da China.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia