Mundo

Júri para julgamento de Trump é composto por 12 elementos

O júri para o julgamento criminal do ex-Presidente norte-americano Donald Trump, em Nova Iorque, o primeiro no país que envolve um Chefe de Estado, foi ontem constituído, após um demorado processo de selecção.

20/04/2024  Última atualização 09H45
© Fotografia por: DR

Segundo a Lusa, perante a acusação contra Trump de falsificar registos comerciais no uso de fundos de campanha para abafar histórias sobre casos extra-conjugais antes das eleições de 2016, foi constituído um júri que inclui um profissional de vendas, um engenheiro de software, um professor de inglês e vários advogados, num total de 12 pessoas e seis suplentes.

Até terça-feira, o processo tinha decorrido de forma relativamente rápida, mas, na quinta-feira, foi registada a dispensa de dois jurados.

No caso, a primeira de quatro acusações sobre Trump, está em causa o pagamento de 130 mil dólares à actriz pornográfica Stormy Daniels por Michael Cohen, ex-advogado e "solucionador” de problemas pessoais de Trump, para evitar que se tornassem públicas alegações de um encontro sexual extra-conjugal.

Trump declarou-se inocente de 34 acusações criminais de falsificação de registos comerciais.

Além de Nova Iorque, Trump é ainda acusado criminalmente em Washington e na Georgia pelos seus esforços para reverter a sua derrota eleitoral em 2020, assim como na Florida, por reter ilegalmente documentos confidenciais após deixar o cargo, em 2021. As datas do julgamento dos outros três casos criminais ainda permanecem indefinidas.

O juiz Juan Merchan tinha indicado, na terça-feira, que tinha como objectivo poder constituir este júri de 12 cidadãos nova-iorquinos e seis suplentes antes do final da semana.


 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo