Economia

Luanda concentra o maior número de agentes

Os dados estatísticos apresentados, quinta-feira, em Luanda, pelo Banco Nacional de Angola (BNA) referente aos avisos 4/22 e 18/22 de 2022, sobre a expansão dos serviços financeiros no país, revelam que a província de Luanda reúne o maior número de agentes bancários e pontos de acesso, com uma representatividade de 159 2490.

01/03/2024  Última atualização 12H23
Banco Nacional de Angola (BNA) © Fotografia por: Arquivo
Segundo o director de Departamento de Regulação e Organização do sector financeiro do BNA, Cândido Pina, que proferiu a apresentação do relatório, as províncias de Benguela e do Huambo seguem-se igualmente como as mais destacadas neste processo.

O mesmo relatório indica ainda que, as províncias de Malanje, do Moxico e da Huíla apresentam o menor número de agentes bancários, já Cuando Cubango, Cunene e Lunda-Sul concentram níveis mais baixos de pontos de acesso.

Sobre a distribuição das caixas automáticas (ATM), registou-se um crescimento de 11 por cento em 2023 em relação a 2022, tendo passado de três mil 194 para três mil 548.

As instituições comerciais nomeadamente os banco Keve e Millennium Atlântico foram os que mais caixas automáticas instalaram na rede multicaixa, representando desta forma um aumento de 109 e 34 por cento, propriamente.

A província de Luanda e a de Benguela, diz o relatório, surgem com um acréscimo de 13 e 19 por cento.

A capital do país detém uma quota de pelo menos 60 porcento da rede de caixas automáticas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia