Economia

Lunda-Sul aposta no cultivo de arroz e milho em escala

O cultivo do arroz e milho em grande escala constitui uma das prioridades dos municípios de Muconda e Cacolo, na província da Lunda-Sul, com vista a atenuar a dependência do mercado externo e reforçar a dieta alimentar da população.

02/03/2024  Última atualização 12H29
Cultivo de arroz ganha espaço na região de Muconda © Fotografia por: Dr
Segundo o administrador municipal de Muconda (Lunda-Sul), Isaías Sacajima, já foram identificadas as áreas para o cultivo desses cereais, a nível do município, tendo assegurado a aquisição de insumos agrícolas para distribuir aos agricultores, em breve, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

Por seu turno, o administrador municipal de Cacolo, Luís Domingos, também garantiu apoiar os camponeses com sementes e utensílios de trabalho, para que o combate à fome seja um facto.

A par desses responsáveis, o director do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Domingos Muahuma, adiantou que nos municípios de Saurimo, Dala e Cacolo serão preparados 20 hectares cada e 15 no Muconda, perfazendo um total de 95 hectares, para a produção do arroz.

Os municípios de Cacolo e Muconda são tradicionalmente produtores de mandioca, milho, feijão, batata-doce, ananás, soja, ginguba, banana pão e de mesa. A província da Lunda-Sul prevê colher, na presente campanha agrícola, 510 mil toneladas de produtos diversos, envolvendo cerca de 54.914 famílias camponesas, estando  preparados mais de 82. 372 hectares para o cultivo nos quatro municípios.

Actualmente, o Gabinete da Agricultura e Pescas tem o registo de 48 cooperativas e  416 associações de camponeses na região. O município de Muconda, que dista 191 quilómetros a Nordeste da cidade de Saurimo, tem 36.585 habitantes, distribuídos pelas comunas de Chiluange, Cassai Sul, Muriege e Muconda (sede municipal).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia