Economia

Mais de 20 empresas desistem da exploração de madeira no Moxico

Vinte e cinco empresas desistiram da actividade de exploração da madeira na província do Moxico, de 2017 até à data presente, revelou, hoje, no Luena, o presidente da Associação Provincial dos Madeireiros, Frederico Salvador Paulino.

27/02/2024  Última atualização 08H54
Em 2023, a província do Moxico tinha a autorização com vista à exploração de 22 mil metros cúbicos de madeira © Fotografia por: DR

O responsável, apontou como causas a proibição da exploração da espécie mussivi (de nome cientifico guiborcia coleosperma), estradas precárias, a suposta dúbia fiscalização da Polícia Nacional e de agentes administrativos.

Frederico Salvador Paulino explicou que a maior parte dos exploradores mostravam apenas interesse na espécie Mussivi, pelo seu valor económico no mercado nacional e internacional, por um lado.

Por outro, Frederico Salvador Paulino lamentou que outros exploradores ficaram inactivos durante dois anos (2019 e 2020), devido à interdição, por força do Decreto executivo n.º278/18 de 7 de Agosto, obrigando alguns exploradores de madeira a arriscaram e  reorganizar a sua actividade.

Em 2023, a província do Moxico tinha autorização para a exploração de 22 mil metros cúbicos de madeira, cifra que representava um aumento de três mil metros cúbicos, em comparação à quota disponibilizada no ano de 2022.

Angola tem uma superfície de floresta natural estimada em 53 milhões de hectares, o que corresponde a cerca de metade (43 por cento) do território nacional. O país tem uma capacidade anual de corte estimada em 326 mil metros cúbicos de madeira, milhares de toneladas de carvão e lenha.

Dos 53 milhões de hectares, a província do Moxico possui 380 mil, sendo a segunda maior no país, depois de Cabinda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia